Filmes

Lista

Geekidz | No Dia dos Pais, confira dicas de filmes para ver com filhos e filhas

Confira a edição especial da coluna, junto com a Omelista!

Marcelo Forlani
08.08.2020
11h00
Atualizada em
07.08.2020
19h06
Atualizada em 07.08.2020 às 19h06

A coluna Geekidz de hoje é especial. Em celebração ao Dia dos Pais, fiz uma uma Omelista com sete filmes para ver com nossos filhos e filhas. Confira abaixo as escolhas e veja o vídeo acima.

Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança (Livre) - 1977

Muito bem, eu poderia fazer esta lista em ordem alfabética, por ordem de importância para a história do cinema ou para a minha vida, ou até mesmo pelo número de ovos que cada filme ganhou nas críticas do Omelete, mas resolvi facilitar para mim mesmo e colocar em ordem cronológica de lançamento mesmo. 

Por isso, o primeiro filme que você deve assistir com seu filho ou filha é Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança, que quando foi lançado nos cinemas do Brasil, em 1977, se chamava apenas Guerra nas Estrelas. Este filme tem classificação etária livre e conta a história de um menino fazendeiro que tomava leite azul num planeta com dois sóis - até que compra um andróide dourado e falador e um baixinho que carrega uma mensagem estranha de uma princesa rebelde procurando por um tal de Obiwan Kenobi, a última esperança para acabar com a tirania do Império Galáctico. Ah e tem umas espadas feitas de energia, que eles chamam de Sabres de Luz. Se vocês gostarem deste filme, tem mais oito filmes, desenhos animados, livros e revistas para vocês lerem juntos. Só não cai na cilada de ver um tal de Solo - Uma Aventura Star Wars

Superman (Livre) 1978

Este foi um dos meus filmes favoritos da infância. Eu lembro de ficar na casa de uma tia da minha mãe ouvindo o disco com a trilha sonora de John Williams e olhando a foto do Superman voando enquanto brincava que eu estava voando também! Não é à toa que o lema do filme quando ele foi lançado, em 1978, era “Você vai acreditar que um homem pode voar”. Na história, a gente acompanha a história de um bebê que chega à Terra em uma nave e tem superpoderes como superforça, visão de raio-x e, como já falei, voar. 

Batman - A Máscara do Fantasma (Livre) 1993

Continuando na DC Comics, vou falar agora de um dos meus personagens favoritos, o Batman. Durante os anos 90, a Batmania estava instalada no mundo. Tim Burton tinha lançado o filme com Michael Keaton de Batman e Jack Nicholson de Coringa, Frank Miller tinha feito Cavaleiro das Trevas e veio a série animada do Batman criada por Bruce Timm e Paul Dini. Mas como estou aqui para falar de filmes, sugiro que você procure por A Máscara do Fantasma, que se inspirou nos próprios filmes do Tim Burton, mas também nas HQs, principalmente Batman Ano Um e Ano Dois, em uma narrativa que alterna o presente e o passado do morcegão. Além do Batman, o filme tem também o Coringa, dublado na versão original por Mark Hamill, o fazendeiro lá da Guerra nas Estrelas

O Gigante de Ferro (Livre) 1999

Sabe aquele filme da Jennifer Aniston com o Vin Diesel? Sim, a Rachel do Friends e o Toretto de Velozes e Furiosos fizeram um filme juntos e ele está aqui na lista. É o maravilhoso O Gigante de Ferro, animação feita por Brad Bird que conta a história de um robozão que veio do espaço e se torna amigo de um menino solitário que mora apenas com a mãe. E essa amizade entre o menino e o robô vai mudar a vida dos dois para sempre. Só de falar já me dá arrepio. Ô filme bom!! 

Os Incríveis (Livre) 2004

O mesmo Brad Bird pulou o muro e saiu da Warner Bros. para entrar na Pixar, que já tinha contado a história do que os brinquedos faziam quando não estávamos olhando, da vida dos insetos, dos Monstros que se escondem nos armários e até de um peixinho órfão que se perde do pai. Mas era a hora de fazer sua maior aventura: uma história de super-heróis. Ou melhor, de uma superfamília! Na verdade, de uma superfamília, com superpoderes, que não pode usá-los, porque a lei não permite. Esta é a história de Os Incríveis, um dos mais aclamados filmes de super-heróis feitos. 

Big Hero 6 (Livre) 2014

Agora, um filme da Marvel: Operação Big Hero. Esta animação feita pela Walt Disney Animation conta a história de um menino gênio da robótica chamado Hiro Hamada, que junta outros jovens para formar um supergrupo que vai tentar combater um vilão mascarado e vingar a morte do irmão de Hiro. Este filme ganhou o Oscar de Melhor Animação de 2015 e já foi visto e revisto inúmeras vezes no cinema quando saiu e aqui em casa. 

Homem-Aranha no Aranhaverso (12 anos) 2018

E finalizando esta lista maravilhosa para você ver com seus filhos, filhas, mas também afilhados, sobrinhos, cachorros, gatos, peixes e até sozinho, temos mais uma obra-prima ganhadora do Oscar de Melhor Animação: Homem-Aranha no Aranhaverso. Eu preciso dizer que tinha o pé atrás com essa história de trocar o Peter Parker pelo Miles Morales, mas a animação e o meu amigo Load me mostraram que eu estava errado. Depois de ver a animação, que é uma das coisas mais lindas e inovadoras feitas nos últimos tempos, fui atrás também dos gibis que contam a história do Miles e descobri como eu estava sendo otário de não ter lido antes. Agora, toda vez que passa na TV, eu paro e fico assistindo.