A Twitch anunciou mudanças importantes em sua plataforma para beneficiar os novos usuários. A partir deste ano, todos os streamers poderão monetizar seus canais desde a primeira live.
A novidade foi compartilhada por Dan Clancy, CEO da Twitch. Clancy começou agradecendo à comunidade pelo ano de 2024, que afirmou: "mais do que nunca, no mundo de hoje, nós todos queremos e precisamos sentir que pertencemos a algo e nos conectamos com outras pessoas". Sobre a monetização, o executivo afirmou: "Queremos que todos possam tirar proveito de nossas ferramentas de monetização, quer estejam apenas começando suas comunidades, mesmo que já estejam na Twitch há algum tempo" (via EuroGamer).
Anteriormente, o recurso estava disponível apenas para membros do programa de afiliados da plataforma, que exigia o cumprimento de regras específicas para ter acesso à monetização, incluindo manter 50 seguidores e transmitir ao vivo por um determinado período de tempo. Agora, a Twitch expande o escopo para atrair novos streamers e voltar a competir com o YouTube.
A plataforma concorrente, que pertence à Alphabet, teve um crescimento notável no último ano. Não só no mundo gamer, mas também criadores de conteúdo de outros segmentos migraram para o YouTube pela facilidade e praticidade para monetizar. A Twitch, então, viu sua comunidade enfraquecer e, agora tenta, com suas novas diretrizes, atrair de volta esses criadores de conteúdo e, claro, novos públicos.
"Em 2025, estamos entusiasmados por compartilhar as ferramentas de monetização - inscrições e bits - à maioria dos streamers, desde o primeiro dia. Isso permitirá que os criadores, independentemente do seu tamanho, desenvolvam as suas comunidades e comecem a obter ganhos através do patrocínio direto", concluiu Clancy.