O time de esports Team Liquid perdeu o contrato de seu "patrocínio master" da fabricante automotiva Honda, após uma publicação considerada ofensiva, feita por um de seus jogadores brasileiros nas redes sociais. Vale ressaltar que a perda de patrocínio foi global.
Lucas Dias, jogador de Rainbow Six, foi ao X/Twitter comentar a derrota sofrida conta a equipe a CAG Osaka, do Japão, durante o torneio Reload, realizado no último final de semana, no Rio de Janeiro. Acontece que, para comemorar, Lucas publicou um GIF com uma explosão atômica de Hiroshima, retirado de um documentário da BBC. "Ganhamos da Faze e perdemos para poderosíssima CAG, bola pra frente e até o próximo camp", escreveu, junto ao GIF. Veja:
A mensagem foi acompanhada de várias críticas, devido à associação automática com o ataque nuclear sofrido pelo Japão durante a Segunda Guerra Mundial, feito pelos EUA e que vitimou milhares de pessoas. Imediatamente várias pessoas solicitaram a remoção do patrocínio do time firmado pela Honda, que também é uma empresa japonesa. Dias chegou a publicar um pedido de desculpas, após deletar a mensagem original, mas de nada adiantou.
Na manhã desta segunda (19), a Honda emitiu um comunicado, encerrando o patrocínio junto ao Team Liquid. "Após cuidadosa consideração, a Honda decidiu encerrar seu contrato de patrocínio com a equipe, considerando a conduta como incompatível com os valores da empresa e inaceitável. Nos desculpamos profundamente por qualquer ofensa que este incidente possa ter causado não só para a comunidade de esports, mas também para muitas pessoas no Japão e globalmente.", escreveu. Veja a mensagem completa, abaixo:
A Ubisoft, dona da marca Rainbow Six, emitiu uma advertência contra Lucas Dias por conduta inadequada e informou que está analisando o caso para averiguar medidas adicionais a serem tomadas, caso necessário.
[OFFICIAL] Honda has ended its partnership with Team Liquid following an inappropriate social media post by a TL player.
— Sheep Esports (@Sheep_Esports) May 19, 2025
Honda has been Team Liquid's name sponsor for several years.@holysquad_fr pic.twitter.com/QRVlgXe0ZS
Já o Team Liquid emitiu também um comunicado para se desculpar e tentou dar contexto para a publicação de seu jogador. Você pode conferir o comunicado da equipe, na íntegra, logo abaixo:
"Comunicado da Team Liquid sobre a recente postagem nas redes sociais de DiasLucasBr
Após uma partida contra a equipe japonesa de Rainbow Six CAG Osaka, um dos nossos jogadores, Lucas “Dias” Dias, publicou uma postagem que continha conteúdo ofensivo e insensível. Lucas tomou uma decisão lamentável no calor do momento, após uma derrota difícil. Ele buscou um GIF de explosão usando termos genéricos, para expressar que sua equipe “explodiu” na partida, mas falhou em perceber a conexão simbólica da imagem com um momento doloroso da história do Japão. Acreditamos que não houve má intenção, mas sim uma falha grave de julgamento e consciência.
Imediatamente após a postagem, Lucas se desculpou diretamente com os jogadores da CAG Osaka. Eles ouviram, aceitaram o pedido com respeito e entenderam o ato como um erro, não como um insulto intencional. Embora isso não apague o impacto, reflete o arrependimento e caráter de Lucas. Se houvesse má-fé comprovada, ele seria removido do elenco.
Mantemos um padrão profissional elevado, e o tweet de Lucas ficou abaixo disso. Isso não representa a Team Liquid nem deve definir Lucas como pessoa. Acreditamos que quem demonstra vontade de aprender merece crescer, e vamos apoiá-lo com o treinamento necessário. Um erro honesto não deve encerrar a carreira de alguém.
Aos jogadores da CAG Osaka, oferecemos nossas sinceras desculpas por qualquer ofensa. Agradecemos pelo diálogo respeitoso e pela forma como lidaram com a situação.
Aos fãs no Japão e à comunidade japonesa de esports, entendemos o quão desrespeitosa e dolorosa foi essa postagem. Lamentamos profundamente e reconhecemos a decepção causada. Reafirmamos nosso respeito ao povo japonês e ao cenário local, e trabalharemos para reconquistar sua confiança por meio de ações.
Aos nossos fãs ao redor do mundo, não podemos prometer que nunca erraremos, mas garantimos que assumiremos plena responsabilidade pelos nossos atos e tomaremos medidas corretivas.
Como consequência, tomaremos as seguintes ações:
Ação disciplinar e financeira: Lucas será multado em quatro meses de salário por não atender aos padrões da organização e passará por treinamentos adicionais.
Contribuição solidária: O time de Rainbow Six doará todo o prêmio do RELOAD a uma instituição de caridade. A multa de Lucas também será doada.
Educação global para jogadores: Todos os jogadores e treinadores da Liquid passarão por reeducação obrigatória nos próximos seis meses. O caso será incluído no treinamento de integração da organização.
Sobre a Honda: Devido à controvérsia, nossa parceira automotiva Honda optou por não renovar o contrato. Respeitamos a decisão e agradecemos pelos seis anos de parceria. Obrigado à comunidade por cobrar responsabilidade — faremos o possível para merecê-la".
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários