Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Games
Notícia

Solasta II quer herdar o legado de Baldur’s Gate III; leia primeiras impressões

Demonstração para PC chega ao Steam a partir de 24 de fevereiro

Omelete
4 min de leitura
20.02.2025, às 11H58.
Solasta II

Créditos da imagem: Divulgação/Tactical Adventures

Solasta é uma série de jogos que está no lugar certo e na hora certa. Desenvolvida pelo estúdio francês Tactical Adventures, o RPG baseado em D&D construiu uma base sólida de jogadores, com 1,6 milhão de cópias vendidas entre consoles e PC. Cinco anos depois, Baldur’s Gate III foi coroado com prêmios de Jogo do Ano, e seu estúdio não quer mais trabalhar com a marca. Cria-se o cenário perfeito para que algum jogo herdar esse legado - e é exatamente o que Solasta II almeja conquistar.

O Omelete teve a oportunidade de jogar a demo do game, que será disponibilizada no Steam Next Fest, entre 24 de fevereiro e 3 de março. A build conta com um segmento de cerca de duas horas de jogo, com um grupo pré-montado de quatro heróis, contendo um paladino, um feiticeiro, um ladino e um guerreiro/clérigo.

Omelete Recomenda

Logo de cara, as semelhanças com Baldur’s Gate III impressionam. Isso é natural, tendo em vista que ambos os jogos se baseiam no mesmo RPG de mesa, mas a Tactical Adventures também procurou emular parte do estilo visual e interfaces do game do Larian Studios, com uma câmera que se alterna entre visão isométrica quando afastada, e passa a ficar atrás do personagem caso o jogador decida deixá-la próxima da party.

O grupo também se movimenta com mais naturalidade pelo cenário, diferente do primeiro Solasta, que tinha seu quarteto andando de maneira quase uniforme pelo tabuleiro, similar a de um jogo de estratégia.

A princípio, o visual e a apresentação podem até fazer parecer que o jogo só quer copiar Baldur’s Gate III na esperança de ser uma alternativa para os jogadores que finalmente enjoarem do seu conteúdo (ou das possibilidades que os mods trazem). Mas, na verdade, eles são fruto de uma evolução natural da Tactical Adventures, um estúdio com 30 desenvolvedores veteranos que soube evoluir a franquia dando um passo de cada vez.

Enquanto o primeiro Solasta passou por todas as etapas de jogos publicados por times pequenos, contando com financiamento coletivo, uma versão lançada em acesso antecipado e melhorias constantes ouvindo a comunidade, o segundo game representou um passo ousado para a equipe, que decidiu mudar o motor gráfico e criar tudo do zero: animações, captura de movimento, gráficos e mais.

Até o mundo é relativamente inédito, se passando em um novo continente dentro do mundo do game. Na demonstração, o quarteto viaja até o vilarejo de Tor Wen, que se vê em problemas devido à chegada de um dragão. Tremores misteriosos também assolam o local, situado em um penhasco próximo ao mar. A demo traz situações típicas de um RPG de mesa, incluindo resolver problemas simples entre NPCs, contando com testes de aptidão das suas habilidades com rolagem de dados. Os testes de oportunidade também podem ser úteis na dungeon disponível no game, em que você pode negociar a libertação de um aliado com kobolds sem precisar derramar sangue.

Os combates, por sua vez, retém boa parte da estrutura do primeiro jogo. Movimentar-se pelo tabuleiro é uma ação importante em lutas de D&D, e um dos diferenciais de Solasta, que se mantém no segundo game, é demarcar para onde cada membro do grupo pode ir em seu turno por meio de um ‘campo’. Assim, o jogo mostra a você sua capacidade de andar pelo tabuleiro de forma mais intuitiva e evita que novatos desperdicem turnos andando para onde não deveriam ir.

Para quem gosta dos detalhes de RPG de tabuleiro, Solasta II também conta com um console interno no qual você abre o ‘capô’ da batalha e vê as ações momento a momento, conferindo quanto dano cada golpe deu, além de conferir quais foram os números de rolagem do dado em cada teste de oportunidade.

Enquanto a parte de gameplay mostra que Solasta II é uma aposta certeira para quem busca mais um videogame inspirado em D&D, a demonstração não mostra detalhes convincentes do mundo, preferindo jogar seguro em um vilarejo e uma dungeon que colocam à prova os sistemas do game. Mas, esse pequeno corte mostra que o jogo tem sim flexibilidade para deixar o jogador construir a sua aventura, oferecendo várias resoluções diferentes para os diversos conflitos apresentados aqui.

Solasta II será lançado em 2025 para PC, em formato de acesso antecipado.

Webstories

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.