PlayStation 6: lançamento, portátil e tudo que sabemos sobre o console
Novo aparelho da Sony já teve algumas informações vazadas
Créditos da imagem: Divulgação/Sony
Mesmo sem ter sido anunciado, o PlayStation 6 já é realidade: a própria Sony já comentou sobre planos para o futuro console, e por mais que pareça cedo, o PlayStation 5 já vai completar cinco anos de idade e sua era está chegando ao fim. O que já sabemos sobre o PS6 ainda é fruto de vazamentos e especulações, mas já é possível ter uma boa ideia do que esperar do aparelho — especialmente seu ano de lançamento.
Lançamento em 2028?
Gerações de consoles costumam durar entre 6 e 8 anos, colocando o PlayStation 5 em algum lugar de 2026 a 2028. Quem acredita num lançamento mais tardio é Shuhei Yoshida, ex-presidente da divisão de games da Sony. Ironicamente, a concorrente Microsoft também corrobora com o chute, conforme dito, de forma discreta, no processo de fusão da empresa com a Activision Blizzard.
Versão portátil
Depois do sucesso do PlayStation Portal, a Sony parece estar mais interessada em investir nos portáteis: segundo vazamentos, o PlayStation 6 teria uma versão mobile similar ao Nintendo Switch. Jogável tanto no modo portátil quanto conectado a uma base, ele teria capacidade ligeiramente superior à do PlayStation 5 quando ligado a seu dock.
Leitor de disco destacável
Outro experimento da Sony que se pagou é o leitor de disco destacável do PlayStation 5 slim. Barateando custos de produção e envio, a empresa deve adotar essa estratégia já no lançamento do PlayStation 6, segundo vazamentos.
Nova arquitetura da AMD
Em assuntos mais técnicos, o PlayStation 6 deve estrear uma nova tecnologia da AMD para placas de vídeo. A GPU do console usará arquitetura UDNA, que chega aos equipamentos da marca em 2026. Na unidade de processamento, a arquitetura escolhida será Zen4 ou Zen 5.
A AMD, claro, é parceira da Sony desde o PlayStation 4, e também deve ser responsável pela parte interna do suposto PS6 portátil.
Prioridade da Sony
Uma das poucas informações oficiais sobre o PlayStation 6 veio do CEO Hideaki Nishino, que falou sobre o assunto em reunião com investidores:
“O futuro da plataforma é uma prioridade. A PlayStation está comprometida em explorar uma maneira nova e aprimorada para os jogadores se envolverem com nosso conteúdo e serviços”, disse, sem entregar o nome oficial do console.