Se aproximando cada vez mais do universo dos games e entretenimento, a Petrobras, empresa brasileira integrada de energia, líder na transição energética justa, inovou com o reality Energia do Game, que colocou um novo nome no time de jogos da marca. No programa, três grandes criadores e streamers de jogos (Gabriel Machadinho, Ana Gabriela — Jinki Winkki e Letícia Paz — Letiltz) lançaram desafios para testar as habilidades e conhecimentos dos concorrentes a quarta vaga do time.
Energia do Game teve duração de 40 dias e contou com várias transmissões ao vivo que variaram entre uma e até mais de três horas de duração. As muitas etapas incluíram desde a inscrição por vídeo, passando por provas com temas importantes como inovação energética e sustentabilidade, e a final que definiu o novo integrante e aproximou ainda mais a Petrobras dos fãs de jogos.
O programa começou com a apresentação dos vários participantes, cada um deles enviou um material pronto para os mentores. Entre eles havia até um show de rock com a inusitada participação de Kratos, protagonista de God of War, tocando guitarra. Os três super criadores tiveram que montar o seu próprio time de mentoreados e assim o jogo teve o seu aguardado start.
Já no episódio seguinte, Letiltz apresentou um talk-show dinâmico, interagindo com os gamers aprovados de todos os times. No primeiro desafio, ela propôs uma competição no jogo Kahoot, onde os participantes demonstraram seus conhecimentos sobre o universo gamer, cultura geral e, claro, a Petrobras e seus esforços em sustentabilidade.
Depois de mais duas classificatórias e um papo com Machadinho, chegou a vez de Jink Winkki bater um papo com os semifinalistas da competição. Conversando com pessoas dos três times e fazendo perguntas desafiadores, que deixaram a maioria deles suando frio ao vivaço! Na live seguinte a mentora não pegou mais leve e lançou o game show “Noob ou Pró” para testar os conhecimentos deles sobre o mundo gamer atual, jogos antigos, trilha sonora de jogo, capa de jogo, a história dos games e sobre ciência e tecnologia.
Chegando na grande final, tivemos os quatro streamers finalistas nos estúdios Petrobras para receber o veredito: quem seria o novo nome do squad. The Ryan, Paschoalin, Anikzin e Naná disputaram a vaga com ótimo humor, jogos e, claro, apresentações. Depois de muito riso, choro, frio na barriga e vários votos do público, o trio de mentores revelou o quarto integrante do time: Anikzin.
Com Energia do Game, a Petrobras conseguiu dar visibilidade para novos criadores gamers de diversas regiões do país. Com a iniciativa, a empresa não apenas fomentou o mercado de streaming como também serviu como uma escola para os participantes, que, como os depoimentos mostram, agora se sentem ainda mais confiantes diante das câmeras. Além disso, a oportunidade permitiu uma troca saudável de audiência, fortalecendo o público dos candidatos.
Próxima fase
As iniciativas da Petrobras não param por aí. Após Energia do Game, a empresa segue se aproximando cada vez mais dos gamers e apresenta o Energy Cars Tycoon, um game online que combina educação e entretenimento na plataforma do Fortnite. A iniciativa visa engajar a Geração Z e promover a conscientização sobre a Transição Energética Justa.
Nesse jogo inédito, somos levados a uma ilha cheia de pistas temáticas. Cada uma das pistas representa um tipo de energia, como Eólica e Hidrogênio Verde, além de combustíveis avançados como a Gasolina Podium e o Diesel R. O projeto mistura Tycoon e Corrida, e foi criado pela Ogilvy Brasil em parceria com a Druid Creative Gaming e Pixel Hunters.
Todos os episódios do programa podem ser assistidos no canal oficial da Petrobras no YouTube. Já o jogo Energy Cars Tycoon estará disponível em breve.