Nuuvem fecha parceria com Square Enix para lançar plataforma de demo de jogos
Tecnologia permite testar jogos em qualquer ambiente online
A Nuuvem revelou, nesta quinta-feira (11), que a Square Enix agora é uma das suas principais investidoras, marcando a primeira vez que a criadora da franquia Final Fantasy firma um acordo desses com uma empresa brasileira.
Como parte da parceria, o catálogo de jogos da empresa já está disponível na Nuuvem desde o dia 3 de setembro. "A América Latina é uma região estratégica, cheia de gamers apaixonados e com uma ligação forte com a cultura japonesa", afirma Hideaki Uehara, gerente geral do Departamento de Investimento e Desenvolvimento de Negócios da Square Enix Holdings. "Essa parceria nos ajuda a aproximar publicadoras globais de jogadores latino-americanos, ao mesmo tempo em que oferece novas oportunidades para desenvolvedores do mundo todo", afirma Fernando Campos, CEO da Nuuvem.
O principal fator da parceria é nova plataforma da Nuuvem, chamada spawnd, que conta com uma tecnologia baseada em web browsers que permite a execução de demos de jogos diretamente de um navegador de internet, podendo ser incorporado em páginas de lojas, canais de criadores de conteúdo, publicações em redes sociais e até mesmo artigos jornalísticos.
A tecnologia estava em desenvolvimento desde 2019, e diferente da possibilidade de jogar via nuvem, o spawnd consegue jogar via navegador, e também promete uma jogabilidade fluída e sem filas de espera. Para jogar, pode-se usar tanto mouse e teclado, ou um controle, caso o jogo seja compatível.
"Nosso primeiro investimento no Brasil reflete nossa confiança na Nuuvem e no potencial do spawnd de transformar a forma como games são descobertos", reforça Uehara.
“Desde a sua concepção, a Nuuvem acredita no potencial do spawnd para se tornar uma tecnologia revolucionária para a indústria de jogos em nível mundial. E ter uma empresa com a força e a tradição da Square Enix apostando na plataforma valida completamente a nossa percepção”, reforça Fernando.
No momento, 12 títulos estão disponíveis para teste, e a expectativa da Nuuvem é aumentar esse número para mais de 100 até o final de 2025.