Ninja Gaiden 4

Créditos da imagem: Divulgação/Xbox

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Ninja Gaiden 4 é "brutalmente difícil" garantem desenvolvedores

Game manterá essência da franquia, mas com o DNA da Platinum Games marcando presença

Omelete
5 min de leitura
27.01.2025, às 19H00.

Depois de 12 anos, Ninja Gaiden está de volta! Ninja Gaiden 4 foi revelado durante o Xbox Developer Direct, trazendo uma inesperada parceria entre as desenvolvedoras Team Ninja e Platinum Games, que colaborarão para o título que chega ainda em 2025. O The Enemy conversou com desenvolvedores do jogo, que garantiram que toda a dificuldade característica da franquia estará presente, mas há várias outras novidades para serem exploradas.

A conversa começou, claro, mencionando o longo intervalo de tempo entre os jogos, que foi explicada pela falta de oportunidades:

Ninja Gaiden é muito importante para a Koei Tecmo e para a Team Ninja, queríamos trazer a série de volta por um tempo, mas a oportunidade não se apresentou. Então, demorou um pouco, mas tivemos a oportunidade de colaborar com a Platinum Games e a Microsoft. Aas discussões iniciais foram de cerca de 4 a 5 anos atrás, e culminaram no anúncio que foi feito agora, então, queremos agradecer aos fãs pela paciência e esperamos que estejam animados com isso”, disse o produtor Fumihiko Yasuda.

Em seguida, a parceria com a Platinum Games foi assunto. Questionados sobre como a colaboração surgiu, os desenvolvedores explicaram que ela aconteceu por conta de uma longa amizade entre membros das desenvolvedoras: os presidentes da Koei Tecmo e da Platinum são amigos, e assim começaram as conversas.

Outra grande novidade foi a introdução de um segundo protagonista, Yakumo, à mistura. Ryu Hayabusa ainda está lá, mas há um novo ninja chegando:

Se você fosse descrever Ryu Hayabusa como o auge do que significa ser um ninja, Yakumo é um ninja promissor e faz parte de um clã ninja diferente, que está subindo nas fileiras para chegar ao mesmo nível de Hayabusa. Mas também, com Yakumo, podemos ter uma história que mostre um ninja enquanto ele se desenvolve e cresce para se tornar esse ninja supremo, dandop uma boa justaposição entre o legado de Ryu Hayabusa e este novo protagonista”, descreveu o diretor Yuji Nakao.

Nakao, inclusive, garante que o estilo de gameplay dos dois personagens será bastante distinto e poderá ser sentido pelos jogadores:

Ryu Hayabusa é mais sobre poder, sem frescuras, enquanto Yakumo é mais sobre estilo e acrobacia, então ele é um pouco mais leve nos pés, e essa é uma das maneiras pelas quais você verá a diferença entre Yakumo e Hayabusa”, explica.

Ninja Gaiden 4
Divulgação/Xbox

Outra diferença que vocês verão é que existem mais elementos de progressão neste jogo em comparação com outros títulos. Então, Yakumo terá acesso a novas armas e também alguns elementos de RPG leves, mesmo que ainda seja um jogo de ação puro”, complementou Yasuda.

Falando tanto sobre combate, é necessário tirar o elefante da sala: Ninja Gaiden 4 será tão difícil quanto seus antecessores? Nakao garante que sim:

Sim, vocês podem ter certeza de que a mesma jogabilidade desafiadora estará presente no Ninja Gaiden 4. Os jogadores terão que lutar por suas vidas ao jogar, e embora já tenham se passado 10 anos desde o último jogo Ninja Gaiden, estamos mantendo esse aspecto da série. Dito isso, entendemos que haverá jogadores jogando Ninja Gaiden pela primeira vez e estamos preparando níveis de dificuldade mais fáceis para eles abordarem o jogo e aproveitá-lo”, confirmou.

Imediatamente depois da resposta de Nakao, o produtor Matt Smith, que não havia falado absolutamente nada na entrevista até aqui, complementou em alto e bom som:

É brutalmente difícil. Mesmo no estado atual, é brutalmente difícil”, cravou.

Ninja Gaiden 4
Divulgação/Xbox

Com a desenvolvedora de nomes como Bayonetta e NieR: Automata envolvida, a expectativa sempre é de um combate extremamente plástico e satisfatório — algo que, inclusive, está presente no trailer. Ainda assim, em um jogo que, pelo visto, é muito difícil, é complicado construir um gameplay que atinja essas características. Nakao explica como os estúdios encontraram um meio termo:

Uma das maneiras pelas quais alcançamos isso neste título, e que mantém essa sensação característica de títulos anteriores, de enfrentar inúmeros inimigos de uma vez e superar probabilidades aparentemente impossíveis, é a forma Blood Raven, um estilo de ataque que Yakumo tem e que permite que ele mude os rumos da batalha instantaneamente”, revela.

Acho que o que a Platinum Games sempre fez, com jogos como Nier, era se preocupar com o jogador que não é tão bom em jogos de ação, e ajudá-lo a se divertir. Isso tem sido feito em nossos games, e Ninja Gaiden não é diferente, sempre haverá um sistema para isso. Mas para Ninja Gaiden, o ponto principal é o desafio: o jogador superar o desafio e melhorar. Esse é o ponto chave dos jogos, e seu ponto é que os jogadores gostem desse processo”, adicionou Yasuda.

Encerrando a conversa, Yasuda e Nakao se despediram deixando um recado aos fãs:

Novamente, pedimos desculpas pela demora, mas esse é o novo Ninja Gaiden, e a Platinum Games pegou a essência da franquia e adicionou sua qualidade, então conseguimos um ótimo game. Demorará mais um pouco, mas vocês vão gostar e peço que esperem pelo lançamento”, disse Nakao.

Sei que fizemos muitos fãs esperarem, mas estamos felizes por finalmente podermos anunciar o título e achamos que vocês vão se divertir jogando. Vocês também podem ter que sofrer um pouco, conforme vocês lutarem contra muitos inimigos ferozes, mas vamos prosseguir com o desenvolvimento para garantir que atendamos às expectativas dos fãs”, ressaltou Yasuda.

Para quem não quer esperar tanto assim para reviver uma experiência da série, Ninja Gaiden 2 Black, remake do jogo clássico, já está disponível para Xbox Series X|S, PlayStation 5 e PC.

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