O Omelete foi convidado a cobrir em Los Angeles na Califórnia, o Global Influencer and Press Summit 2025, onde a Riot Games revelou um pacote robusto de mudanças para o ARAM, modo icônico de League of Legends focado em batalhas rápidas em uma única rota. A atualização chega no patch 25.13, trazendo não apenas melhorias técnicas, mas também um novo olhar narrativo e visual conectado à Season 2 Act 2.
Três mapas rotativos, pela primeira vez
Pela primeira vez desde sua criação, o ARAM deixará de ser jogado apenas na Howling Abyss. A partir de agora, os jogadores entrarão aleatoriamente em uma de três arenas distintas:
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Koshin’s Crossing – Um novo mapa ambientado em Ionia, criado especialmente para a temporada Spirit Blossom. Mistura estética espiritual com elementos de gameplay inéditos, como portais de teletransporte automático e tela de morte alternativa que simula o “espírito” do jogador vagando no além.
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Howling Abyss – O mapa clássico permanece no rodízio, mantendo o estilo tradicional e os easter eggs já conhecidos pela comunidade.
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Butcher’s Bridge – O mapa de Águas de Sentina retorna com novas mecânicas, incluindo canhões de lançamento estilo URF, power flower (que concede escudo e redução de recarga) e um novo item legado: Spectral Cutlass, focado em mobilidade e dano explosivo.
Escolha de campeões repensada
Uma das mudanças mais bem-vindas afeta diretamente a seleção de campeões. Em vez do sistema de reroll tradicional, os jogadores agora receberão duas a três opções aleatórias para escolher. Os campeões não escolhidos vão para o banco, ficando disponíveis para os colegas de equipe.
Segundo a Riot, o objetivo é tornar o início das partidas mais justo e menos frustrante, além de dar mais controle ao jogador sem perder o espírito caótico do ARAM.
Design respeita a comunidade “ARAM main”
Durante a apresentação, os desenvolvedores afirmaram com todas as letras: "ARAM players não são cidadãos de segunda classe".
A nova filosofia da Riot para o modo inclui:
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Investimento contínuo em mapas e narrativa;
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Reconhecimento de que para muitos jogadores, ARAM é a experiência principal de League of Legends;
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Planos para expandir a rotação de mapas futuramente, caso o sistema atual seja bem recebido;
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Intenção de trazer recompensas dedicadas para quem joga quase exclusivamente o modo.
ARAM agora também conta histórias
Com a introdução de Koshin’s Crossing, a Riot passa a tratar o ARAM não só como um modo casual, mas também como uma oportunidade de aprofundar a narrativa do universo de Runeterra.
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Os dois lados do novo mapa representam santuários ionianos com significados específicos;
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Há lojas com falas especiais, easter eggs ambientais e poros temáticos;
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A estética e o ambiente respondem diretamente à Season 2 Act 2 e à trama da Spirit Blossom.
Disponibilidade
Todas as novidades do ARAM entram no ar com o patch 25.13, ainda durante o mês de junho. A Riot promete observar de perto o feedback da comunidade antes de expandir o sistema.
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