Tekken | Lendário produtor, Harada deixa Bandai Namco após 30 anos
Desenvolvedor trabalha com a franquia desde seus primórdios, e não revelou os próximos passos
Após mais de 30 anos trabalhando com a franquia Tekken, Katsuhiro Harada anunciou sua saída da Bandai Namco. O lendário produtor publicou uma longa declaração em suas redes sociais, explicando que sentiu o momento propício para iniciar uma nova fase.
"Nos anos recentes, eu vivi a perda de vários amigos próximos na minha vida pessoa e profissional, e vi a aposentadoria ou o falecimento de muitos colegas que respeito profundamente. Esses eventos acumulados me fizeram refletir sobre o tempo que tenho restando como criador", disse Harada.
I’d like to share that I’ll be leaving Bandai Namco at the end of 2025.
— Katsuhiro Harada (@Harada_TEKKEN) December 8, 2025
With the TEKKEN series reaching its 30th anniversary—an important milestone for a project I’ve devoted much of my life to—I felt this was the most fitting moment to bring one chapter to a close.
My roots lie…
Uma das mortes referenciadas é, claramente, a de Tomonobu Itagaki, amigo e "rival" do produtor. O desenvolvedor foi o principal responsável por levar a franquia Ninja Gaiden para o ambiente 3D, e seu falecimento foi profundamente lamentado por Harada nas redes sociais.
O tom da mensagem indica que haverá um futuro em outros projetos para o produtor de Tekken. Ele afirmou que, em breve, irá revelar seus próximos passos, e agradeceu a todos os fãs pelo apoio.
Katsuhiro Harada participa da franquia Tekken desde a estreia da série, em 1994. Na época, ele era apenas o responsável pela dublagem de Law, Yoshimitsu e Kunimitsu. Em Tekken 3, ele se tornou diretor e passou a assumir protagonismo entre os desenvolvedores, sendo creditado como produtor executivo a partir de Tekken 6. Além dos jogos de luta, ele também teve profundo envolvimento com títulos como SoulCalibur e Pokkén Tournament.