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Jogamos | The Outer Worlds 2 conserva a essência do original

Com criação de personagem simplificada, a sequência ainda traz seu característico humor ácido

Omelete
3 min de leitura
Alpha Coda
28.08.2025, às 15H14.
The Outer Worlds 2

Créditos da imagem: Divulgação/Microsoft

The Outer Worlds é um título peculiar e icônico, destacando-se por seu sistema de RPG e humor ácido — duas características que a Obsidian Entertainment consegue trazer em diversos títulos. Com a chegada de The Outer Worlds 2 em outubro, a Microsoft disponibilizou um novo preview, no qual foi possível ver a criação de personagem e jogar a primeira missão do prólogo. Enquanto o humor característico da franquia se manifesta com força logo no começo, o sistema de criação de personagem foi simplificado, mas sem perder a versatilidade.

A primeira cena que o jogador terá o prazer de presenciar é uma propaganda sensacionalista que explica a função da nova facção, o Diretório Terrestre, que se apresenta como justiceiros dos colonos na briga contra corporações malignas e governos corruptos. Essa facção será a que seu personagem integrará, levando-o à primeira missão na colônia de Arcádia — um local dominado por um governo tirânico —, onde você terá que se infiltrar. Caso falhe, ninguém irá resgatá-lo, já que isso geraria um conflito intergalático. Ou seja, um dia normal no universo de The Outer Worlds.

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Esse início demonstra uma independência em relação ao primeiro jogo, já que estamos em uma colônia diferente com novas facções, conflitos e consequências. Após a breve introdução ao Diretório Terrestre, você será direcionado à criação do personagem, onde decidirá seu histórico pessoal; uma característica positiva que dará o buff global do seu personagem, ou duas características positivas e uma negativa, e, por fim, as habilidades usadas nos diversos testes que aparecerão nas missões, as quais podem subir de nível.

A simplificação na criação de personagem em relação ao primeiro jogo é interessante e muito direcionada a novos jogadores. É uma tendência comum que, ao longo de uma franquia, certos aspectos sejam mastigados para atender um público mais amplo, especialmente aqueles menos familiarizados com a criação de fichas de RPG. Essa mudança mantém a versatilidade de criar personagens focados em diferentes características e que podem resolver problemas de maneiras distintas, o que é essencial em um bom título do gênero.

Durante a missão, fica claro que as habilidades desempenham um papel importante nas decisões e podem ajudar de formas únicas. Mesmo personagens não focados em combate podem se valer de vantagens especiais, como convencer alguém a facilitar uma entrada ou desabilitar os mechas militares. Boa parte da sequência pode ser completada com furtividade, matando os inimigos por trás, mas também é possível enfrentá-los diretamente, usando armas de fogo. É animador ver que eles mantiveram e talvez até elevaram a versatilidade ao lidar com as missões.

No total, o preview durava de uma a uma hora e meia, dependendo do estilo de gameplay, e é uma demonstração competente do potencial que The Outer Worlds 2 tem para oferecer e conquistar um grande público. A franquia já possui seu carisma, mas manter o humor ácido e melhorar as possibilidades de gameplay são avanços importantes para que a sequência agrade os jogadores. Mesmo com a simplificação na criação de personagens, isso não diminui o efeito dessa personalização durante o jogo.

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