Civilization 7

Créditos da imagem: Firaxis/Divulgação

Games

Lista

Jogamos: Civilization 7 traz 7 grandes mudanças - confira

Novo jogo da aclamada franquia será lançado em 11 de fevereiro

Omelete
5 min de leitura
16.01.2025, às 18H11.
Atualizada em 20.01.2025, ÀS 19H28

A franquia Sid Meier's Civilization é uma das mais consolidadas no gênero de jogos de estratégia por turnos. Com mais de 30 anos de história - o primeiro foi lançado em 1991 -, a série está se preparando para o que talvez seja a sua mais profunda mudança.

Tivemos acesso antecipado a Sid Meier's Civilization 7, próximo jogo da franquia desenvolvido pela Firaxis, e com mais de 10 horas de gameplay, é possível perceber que o jogo aposta em uma grande transformação, apesar de ainda manter muitas dinâmicas e mecânicas tradicionais do game. Ao mesmo tempo que o jogo traz um ar de nostalgia para quem é fã da série, ele também traz novos focos e formas de jogar, claramente em busca de uma renovação, não só da gameplay, mas também do seu público.

Listamos sete grandes mudanças que Sid Meier's Civilization 7 vai trazer. Confira:

Eras

Civilization 7
Firaxis/Divulgação

Se até Civilization 6 as eras decorridas durante uma partida eram fluidas, com cada civilização saltando de era em era de acordo com as suas tecnologias alcançadas, em Civ 7 não é bem assim. Uma das mecânicas alteradas do jogo é justamente essa. A partir de agora, o jogo é dividido em três grandes eras: Antiguidade, Exploração e Moderna. Cada uma dessas eras tem um tempo específico de duração em turnos e de acordo com as conquistas dos líderes. As eras têm bônus, dinâmicas e eventos que acontecem especificamente em cada uma delas, além de uma árvore de tecnologia e cívicos que são específicas de cada uma.

Outro ponto importante das eras é que, quando elas vão se aproximando de sua reta final, a dinâmica de crises começa a aparecer. Para manter sua civilização estável enquanto os tempos futuros chegam, você terá que fazer escolhas difíceis, abrindo mão de bônus e de recursos para garantir a estabilidade.

Líder x Civilização

Civilization 7
Firaxis/Divulgação

A franquia, desde o seu primeiro jogo, sempre foi baseada na escolha de um líder que representava uma civilização. Um exemplo: em Civilization 6 é possível escolher Dom Pedro II como líder e, a partir daí, você desenvolveria a civilização brasileira, com seus bônus de líder e de civilização. Mas a partir do Civilization 7, vemos uma ruptura nesse formato. Os líderes seguem lá, as civilizações também, mas agora elas caminham separados.

No início do jogo você escolhe o líder e uma civilização. O líder será seu personagem até o fim. Porém, ao início de cada era você terá a opção de escolher uma outra civilização, com novos bônus e construções específicas, criando uma dinâmica única na série, com a oportunidade de mesclar estilos de jogo.

Fim dos construtores

Civilization 7
Firaxis/Divulgação

Unidade fundamental para o desenvolvimento das suas cidades em Civilization 6, o construtor não vai existir em Civ 7. Em vez de produzir a unidade e enviar para os painéis para fazer a melhoria (construir fazendas, minas, pedreiras, entre outros), na nova versão do jogo as melhorias nos painéis serão feitas a partir do crescimento das cidades. Cada vez que uma cidade ganha um ponto a mais de população, você pode expandir os limites dela, escolhendo um painel para receber uma melhoria. A partir daí, você começa a explorar os benefícios e recursos daquele espaço.

Diferentes tipos de cidades

Civilization 7
Firaxis/Divulgação

Se até o Civ 6 toda cidade fundada tinha a mesma dinâmica, no Civ 7 veremos uma grande transformação. O novo jogo vai trazer uma diferença entre tipos de cidade que você vai gerenciar, desde os seus primeiros assentamentos na era da Antiguidade, passando por cidades grandes e pequenas, com cada um desses tipos tendo uma dinâmica específica de crescimento, utilização de recursos e construções. Por exemplo: as cidades pequenas geram mais ouro e cedem alimentos sobressalentes para as suas vizinhas, mas você não consegue usar a fila de produção para construir unidades ou prédios, apenas gastar dinheiro para construir. Ou seja, mais uma mecânica nova para acrescentar mais dinamismo à forma com que o jogador faz a sua gameplay.

Comandantes

Civilization 7
Firaxis/Divulgação

Se em Civ 6 os comandantes do exército são específicos de cada civilização, baseados em pontos de "Grandes Pessoas", no Civ 7 eles ganharam uma nova e mais importante função. Agora, a única unidade militar que ganha experiência e é promovida são os comandantes. Eles passam a ser fundamentais nas batalhas, com uma funcionalidade chamada "área de controle", que acrescenta diversos bônus para as unidades amigas que estejam dentro deste perímetro. Outra nova funcionalidade importante dos comandantes é a criação de exércitos, aglutinando várias unidades em torno de um mesmo líder, facilitando a movimentação de muitas tropas simultâneas pelo campo de batalha.

Influência

Civilization 7
Firaxis/Divulgação

A diplomacia vai ganhar novos contornos em Civilization 7 com a chegada da influência. Tão importante quanto aumentar a quantidade de ouro, ciência e cultura por turno que a sua civilização produz, você também terá que lidar com a Influência. Esta nova dinâmica vai transformar a sua diplomacia em  pontos que podem ser trocados por ações com terceiros, desde coisas simples como abertura de fronteiras com outras civilizações ou até mesmo para anexar Cidades-Estado que estarão espalhadas pelo mapa. Esses pontos de Influência são fundamentais para você manter boas relações, extrair melhores acordos com rivais e até se manter longe de guerras complicadas.

Povos Independentes

Civilization 7
Firaxis/Divulgação

Sem a figura dos bárbaros, que tanto incomodam durante o early game, Civilization 7 ganhou os Povos Independentes. Com uma dinâmica parecida com a dos bárbaros, a diferença é que nem sempre eles serão hostis a você. Eles estarão espalhados pelo mapa, com uma aldeia ocupando um painel e algumas unidades militares rastreando e saqueando o perímetro, de acordo com o nível de hostilidade para as civilizações. Porém, eles estarão à disposição diplomática. Com isso, você poderá gastar pontos de influência para ajudá-las a crescer, até o ponto em que se tornam Cidades-Estado e passam a ser suas suseranas. Dependendo do seu nível de diplomacia e quantidade de influência gasta, essas Cidades-Estado podem até mesmo serem anexadas à sua civilização.

Sid Meier's Civilization 7 ainda vai trazer muitas outras mudanças, como os legados de cada era, Eras de Ouro e Idade das Trevas baseados em como você se saiu na era anterior, entre muitas outras novidades, que ficarão para o próximo texto. O jogo, desenvolvido pela Firaxis, chega em 11 de fevereiro de 2025 para PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e Nintendo Switch. Quem comprar a edição Deluxe e Founders terá acesso antecipado ao jogo a partir do dia 6 de fevereiro.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.