GTA no Rio de Janeiro foi cogitado pela Rockstar, diz ex-funcionário
Obbe Vermeij também revelou que um GTA no Japão quase aconteceu
Uma edição de Grand Theft Auto ambientada no Brasil já foi idealizada pela Rockstar. Projetos internacionais, como um GTA: Rio de Janeiro foram pensados pela empresa, e um GTA: Tokyo chegou a ser atribuído a um estúdio japonês, mas acabou não saindo do papel. O relato vem de Obbe Vermeij, diretor técnico de GTA 3, Vice City, San Andreas e GTA IV:
"Tínhamos ideias sobre jogos de GTA no Rio de Janeiro, Moscou e Istambul. Tóquio quase aconteceu. Outro estúdio no Japão ia fazê-lo; pegar nosso código e criar GTA: Tokyo, mas no fim das contas não rolou", disse ao GamesHub.
A ideia de internacionalizar a franquia acabou enfraquecendo com a evolução da indústria. O longo tempo de desenvolvimento faria com que esse tipo de projeto se tornasse inviável:
"Não é realista. Eu amaria, e se jogos ainda demorassem um ano para ficarem prontos, então com certeza daria pra nos divertirmos com isso, mas isso não vai rolar quando há um GTA a cada 12 anos", explicou.
- 25 Games Imperdíveis de 2026
- GTA 6 | PlayStation lança trailer de 2026 sem o jogo e fãs temem novo adiamento
Essa realidade, inclusive, faz com que Vermeij projete um futuro em que Grand Theft Auto fique "preso" a um número limitado de cidades:
"Eles vão revisitar Nova York mais uma vez. Vão voltar para Los Angeles ou talvez Las Vegas. Tenho medo de que estamos presos nesse ciclo de mais ou menos cinco cidades americanas. É melhor nos acostumarmos", complementou.
Ambientado em uma cidade estadunidense, GTA VI tem previsão de lançamento para 19 de novembro de 2026.