Iniciada há um ano, a greve dos atores de games chegou ao fim, após um acordo firmado pelo sindicato dos atores nos EUA, o SAG-AFTRA, e estúdios de jogos, pela proteção de artistas contra uso indiscriminado de inteligência articial, melhores ganhos e mais.
Os membros do sindicato ratificaram oficialmente os termos do contrato após um processo de votação de um mês, consolidando proteções para dubladores e artistas de captura de performance em relação ao uso de IA generativa, aumentos salariais e novos padrões de segurança para acrobacias e testes no set.
"Este acordo representa um progresso importante em relação à proteção da IA, e progresso é a palavra de ordem", disse a presidente do SAG-AFTRA, Fran Drescher, em um comunicado que acompanhou o anúncio dos resultados da votação. "Meu sincero respeito a toda a comunidade de jogadores de videogame e seus aliados pela solidariedade durante a greve, que proporcionou a alavancagem necessária para garantir os muitos ganhos essenciais deste acordo", complementou.
No futuro, os membros do sindicato se beneficiarão de pagamentos mínimos pelo uso de "Réplicas Digitais" criadas com suas interpretações, bem como pagamentos mais altos pela criação de chatbots baseados em seus trabalhos. Eles também receberão pagamentos quando suas apresentações forem reutilizadas em projetos futuros.
Os atores também receberão um modesto aumento salarial para trabalhos futuros, começando com um aumento de 15% em novos projetos, com aumentos compostos de 3% a partir de novembro de 2025. O pagamento de horas extras também aumentará para artistas com base em escala.
Uma parte menos discutida do contrato também exige a presença de profissionais médicos qualificados em ensaios e apresentações que sejam consideradas de risco.
Empresas como Warner, Activision, Riot Games, Bungie, Take-Two e EA são algumas das participantes que concordaram em assinar os novos termos de colaboração.
Anteriormente a greve impedia que novos projetos com atores de voz ou de captura continuassem seu desenvolvimento. Agora os trabalhos voltam à normalidade.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários