Estúdio se defende de acusações de plagiar Expedition 33
The Time I Have Left divide várias características com jogo da Sandfall
Fortíssimo candidato a Jogo do Ano, Clair Obscur: Expedition 33 definitivamente vai influenciar a indústria pelos próximos anos, mas seu impacto ainda deve levar alguns anos para ser visto. Ainda assim, The Time I Have Left, jogo independente do estúdio Ground, carrega várias similaridades com o game e está sendo acusado de plágio. Em publicação nas redes, os desenvolvedores se defenderam:
"Toda vez que alguém nos acusa de copiar Expedition 33, morremos um pouco por dentro. Sim, é um RPG de turnos. Sim, tem esquivas e aparos. Nosso jogo tinha tudo isso nas demos públicas que lançamos em 2022 e 2024, não há necessidade de nos xingar", postou o estúdio em suas redes sociais.
Every time someone accuses us of ripping off Expedition 33, we die a little bit inside.
— The Time I Have Left⏳Demo OUT NOW (@ground_ga) November 12, 2025
Yes, it's a turn-based RPG.
Yes, it has dodges and parries.
Our game already had all that in the public demos we released in 2022 and 2024.
No need to call us names🫠 pic.twitter.com/zhe5XKQyQ4
Ao ver os pequenos trechos divulgados pela equipe, é bem fácil perceber traços de semelhança. O formato do combate, e até a movimentação da câmera enquanto os ataques acontecem são muito parecidos com o jogo francês — mas realmente parece um caso do raio cair duas vezes no mesmo lugar.
- GTA 6 | Funcionários da Rockstar organizam protestos contra a empresa
- Super Mario Galaxy - O Filme | Veja trecho de Benny Safdie como Bowser Jr.
The Time I Have Left é protagonizado por Aline, garota que foi amaldiçoada a morrer, e cabe ao jogador encontrar uma forma de evitar seu destino trágico. Até o momento, o game não tem data de lançamento definida, mas possui uma demo disponível no Steam.