Games

Notícia

Death Stranding 2 | Os spoilers que realmente importam no game

O jogo guarda revelações surpreendentes, plot twists previsíveis e referências ótimas

Omelete
4 min de leitura
26.06.2025, às 12H00.

Death Stranding 2: On the Beach já está disponível para PlayStation 5 e é automático que uma legião já procure pelo final do jogo, ou pela revelação da identidade de Tomorrow. Ainda que as dúvidas mais naturais sejam estas, também é válido ousar ao dizer que elas não são as respostas mais legais para as inúmeras perguntas sobre o jogo. Neste texto, reuni minhas partes preferidas de Death Stranding 2, mas que preferi deixar de fora do Review para não estragar a experiência alheia. Estes são os spoilers que realmente importam do novo jogo de Hideo Kojima.

A PARTIR DAQUI, SPOILERS DE DEATH STRANDING 2

Há um mar gigantesco de referências em On the Beach, e seria possível escrever um artigo relativamente longo sobre todas elas. As mais óbvias são à própria carreira de Kojima, e vêm sendo mencionadas nada sutilmente desde os trailers: Neil tem uma aparência bem similar à de Solid Snake, por exemplo. Phantom Pain, o subtítulo de Metal Gear Solid V, é citado mais de uma vez, e por aí vai.

As melhores referências, entretanto, estão na cara de pau ao fazer alusões a grandes franquias do entretenimento: as luvas de Homem-Aranha já existiam no Director’s Cut de Death Stranding 1, e retornam com muito mais acessibilidade para a sequência, por exemplo. A batalha final contra Higgs traz um momento que grita Evangelion — spoilado, inclusive, no famigerado trailer de 10 minutos do game.

Heartman/Deadman usam a DHV Magellan para se conectar a um BT gigante, criando uma gigante entidade ciberbiológica para sair na porrada contra outros BTs.

Death Stranding 2
Divulgação/Sony

Outra franquia explicitamente aludida em DS2 é… Pokémon. Absolutamente nada poderia preparar qualquer pessoa para um sistema de captura, e subsequente uso em batalhas, de monstros.

Em determinado momento da campanha, Sam recebe Granadas EX, que podem ser usadas em BTs enfraquecidos para capturá-los. Caso o processo dê certo, é possível invocar os monstros capturados para lutarem contra outros BTs, e se isso não fosse familiar o suficiente, até a trilha sonora ao mandar seu monstrinho de estimação para a luta remete à franquia da Nintendo.

Ironicamente, não faz tanto tempo assim que a Nintendo processou uma desenvolvedora independente por usar a mecânica de captura em seu jogo. Resta saber se ela também irá atrás de Kojima por isso. Independentemente do futuro, a iniciativa não deixa de ser engraçadíssima.

Pokémon
Divulgação/Pokémon Company

Olhando por um lado um pouco mais pessimista, a necessidade do próprio game de se explicar em quase tudo faz com que as grandes reviravoltas percam todo seu peso.

Já sabemos, desde a primeira hora do jogo, que Lou está desaparecida — ou morta — após o ataque de Higgs à base de Sam. Ainda assim, temos de ficar sacudindo o bebê hipotético para acalmá-lo quando Sam toma um capote pelos cenários da Austrália.

A negação de Sam passa bastante dos limites, e ter que ver Fragile confrontá-lo, com mais de metade da campanha na conta, para revelar que Lou não esteve na cápsula esse tempo todo, é desesperador.

Death Stranding 2
Divulgação/Sony

Sério, cara? A bebê já tinha crescido por alguns meses. Por que raios ela teria diminuído para caber de novo na cápsula? É compreensível que Sam tenha uma ligação complicada com o luto, especialmente após os eventos do primeiro jogo, mas ter de validar o seu drama quando já sabemos, desde o princípio, que não tinha criança nenhuma ali, talvez seja pedir um pouco demais.

Ainda sobre Lou, é preciso ignorar com força algumas cutscenes para sequer cogitar que Lou é filha do protagonista, assim como que Tomorrow é uma versão mais velha da garota. A construção desse plot twist é tão lenta quanto óbvia, e definitivamente não entrega o peso que poderia. Teorias de que Sam era o pai da bebê já existiam desde o primeiro game, e que Elle Fanning iria representá-la na sequência pipocaram assim que ela foi anunciada no elenco — imagine, então, com o game te entregando mais dicas de que essa revelação seria feita.

Ironicamente, a construção desses twists é muito interessante, ainda que a conclusão seja nítida. O arco de Neil e Lucy, que está diretamente ligado à história de Tomorrow, é sustentado por excelentes atuações e, talvez, seja o núcleo com melhor roteiro em todo o game.

Death Stranding 2
Divulgação/Sony

Felizmente, essa crítica não é válida para o adeus de Fragile. A sua morte prematura é bem disfarçada pelo jogo, e a revelação de que seu corpo era praticamente uma casca vazia desde a primeira hora de campanha consegue entregar o peso necessário, especialmente nas excelentes atuações de Norman Reedus e Léa Seydoux.

A história de Death Stranding 2 tem um ritmo muito melhor que a do primeiro game, e mesmo com os problemas citados, passa longe de ser ruim ou desinteressante. No fim das contas, a grande frustração vem das melhorias claras que poderiam ser feitas para criar algo ainda melhor.

Comentários ()

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.