Games

Artigo

Death Stranding 2 | Final Explicado: entenda o que acontece no fim do jogo

Como sempre, histórias de Hideo Kojima não são exatamente simples de se entender

Omelete
4 min de leitura
26.06.2025, às 10H00.

Death Stranding 2: On the Beach tem, como você já deve imaginar, uma história repleta de conceitos esquisitos e reviravoltas complexas. Assim como o primeiro jogo, a nova aventura escrita por Hideo Kojima nem sempre deixa as respostas tão evidentes para o seu jogador, e neste artigo tentaremos sanar as principais perguntas que ficam quando os créditos finais sobem — em termos simples, este é o final de Death Stranding 2 explicado.

A PARTIR DAQUI, SPOILERS PESADOS DE DEATH STRANDING 2

Death Stranding 2
Divulgação/Sony

Apesar da jornada de Sam Bridges começar no México, ele é logo levado para a Austrália, onde precisa, mais uma vez, reconectar as regiões do país por meio da rede quiral de comunicações. Ao finalmente ligar o último roteador, Sam tem uma conversa reveladora com o Presidente da APAC, que não é uma pessoa real, e sim um coletivo de mentes que estão ligadas à Praia.

Toda a manipulação do Presidente é explicada num monólogo cansativo, mas o cerne da sua ideia era de encontrar uma maneira que a humanidade não tivesse mais que lutar pela extinção, vivendo em um comodismo eterno, sem se reproduzir ou evoluir. A proposta, entretanto, tinha como contrapartida o próprio livre arbítrio do ser humano, que ficaria estagnado e não teria muitos motivos para continuar vivo.

Sam, claro, não concorda com o plano e entra em conflito com o Presidente, mas não parece ser capaz de impedí-lo. A situação muda quando Charlie, a suposta inteligência artificial que estava a bordo da DHV Magellan, surge na Praia do Presidente.

Death Stranding 2
Divulgação/Sony

Após um número de dança totalmente inesperado, uma nova revelação, mas não tão inesperada: Charlie é, na verdade, Die-Hardman, que conseguiu escapar da morte e estava manipulando toda a tripulação da Magellan. Em mais um diálogo bastante expositivo, o personagem explica que os planos do Presidente foram em vão, e que a humanidade seguiria lutando por sua existência, mesmo que a extinção fosse inevitável — afinal, a natureza do ser humano é lutar para sobreviver.

Depois do breve xadrez verbal entre Die-Hardman e Presidente, uma ameaça mais real toma conta do jogo. Higgs está prestes a iniciar o Last Stranding, evento de extinção que irá acabar com toda a vida no planeta, e é claro que Sam é o único que pode pará-lo.

Enquanto os navegantes da Magellan se envolvem em uma batalha digna de Evangelion, Sam usa a guitarra elétrica roubada do próprio vilão para avançar pela praia e impedir o vilão. Após lutar contra o Samurai Vermelho, Higgs aparece e dá início a uma das sequências mais viajadas já feitas em um videogame.

Death Stranding 2
Divulgação/Sony

O confronto contra o chefão final ataca o jogador com novas ideias a cada minuto, com direito a um duelo de solo de guitarra, mas termina com a inevitável derrota de Higgs, que ainda assim parece ter conseguido executar o Last Stranding.

Mas o resultado é outro: uma Lou gigante aparece e engole o vilão, já antecipando o plot twist que talvez surpreenda uma porcentagem baixa de jogadores. Depois da cena esquisitíssima, os fantasmas de Amelie e Fragile colocam Sam em uma alucinação bem similar à sequência de abertura do jogo, onde ele precisa voltar para casa junto de sua bebê.

Sam acorda já socorrido e o enredo se desenrola inteiramente logo em seguida: Fragile já estava morta desde o ataque de Higgs à casa de Sam no início do jogo, e conseguiu se manter “viva” por conta de um laço com a Praia; levar toda a tripulação da Magellan para a Praia foi seu último ato antes da morte definitiva. Simultaneamente, ao tentar saltar para salvar Lou, ela acabou enviando a garota para a dimensão paralela de Neil.

Death Stranding 2
Divulgação/Sony

Lou, então, cresceu e se tornou Tomorrow, mesmo que apenas algumas semanas tenham se passado na realidade de Sam e seus amigos. O roteiro já havia estabelecido que a dimensão de Neil tinha uma passagem de tempo diferente, justificando o rápido envelhecimento da bebê.

A identidade é confirmada pela marca de nascença no cotovelo da garota, que apesar de ser, de fato, uma entidade de extinção, parece ter tido algum poder de escolha durante o Last Stranding — e, assim como Amelie, optou por deixar a humanidade lutar por sua sobrevivência.

Com tudo isso explicado, vemos um salto no tempo. Tomorrow/Lou mostra algumas fotos que aprofundam o final de cada personagem. O principal destaque vai para Rainy, que finalmente teve seu bebê, indicando que as mães “travadas” na maternidade conseguiram entrar em trabalho de parto.

Death Stranding 2
Divulgação/Sony

Não há uma justificativa certeira para esse ponto específico, mas é provável que ele esteja ligado à derrota do Presidente, impedindo o plano de “estagnação” da humanidade. O controle total de Tomorrow sobre suas habilidades de avançar o tempo também poderiam entrar nessa conta.

Depois das fotos, vemos Tomorrow encarando um Plate Gate, dando certeza ao jogador de que ainda há muitas conexões e entregas a serem feitas para restaurar o mundo, e indicando que uma possível sequência pode ter Elle Fanning assumindo o manto de seu pai para continuar esse trabalho.

Comentários ()

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.