Final Fantasy Tactics - The Ivalice Chronicles é uma aula de remaster
Em um mundo em que remasters são feitos com o foco em pegar os fãs pela nostalgia, The Ivalice Chronics não brinca com o sentimento dos fãs
Créditos da imagem: Divulgação
O que define um jogo clássico? É a história? A jogabilidade? A trilha sonora? Existem muitos fatores que são colocados nessa lista de argumentos para definir o que é um algo atemporal, e muitas vezes, algum elemento se sobressai mais do que os outros e faz com que um título alcance esse panteão seleto da décima arte.
Final Fantasy Tactics é uma mistura de todos esses elementos, e na época em que parecia que a Square não conseguia errar a mão em seus jogos. Sendo considerado um dos principais jogos de todos os tempos e um clássico cult por muitos fãs de RPG, Final Fantasy Tactics - The Ivalice Chronicles tinha um desafio enorme pela frente: como não errar a mão e estragar um clássico?
A resposta é simples, e, ao mesmo tempo, muito difícil de executar. Adicione melhorias de qualidade de vida, uma nova dublagem, uma repaginada no estilo artístico, e é isso. Sem mexer no que faz Final Fantasy Tactics especial, o remaster consegue cumprir com maestria a sua função: trazer para os consoles mais modernos um dos principais jogos da história dos videogames.
Talvez o principal acerto de The Ivalice Chronicles é trazer novidades que não mexem diretamente na jogabilidade, e sim ajustam o que pode ser feito para tornar a experiência mais aprazível para os tempos atuais. Como o jogo conta com batalhas que, muitas vezes, contam com mais de 10 personagens no mapa, esperar os inimigos jogarem em sequência pode ser cansativo para quem se desacostumou com o ritmo mais cadenciado de combates táticos. Por isso, o jogo conta com uma opção de avançar os turnos no combate, colocando mais agilidade na situação, principalmente para quem não quer passar muito tempo esperando.
O menu foi completamente repaginado e é talvez uma das melhores coisas desse remaster. É muito mais fácil navegar pelos equipamentos, personagens, mudar de Job, tudo fica muito mais tranquilo e rápido de ser feito. A possibilidade também de ver quais habilidades são necessárias para desbloquear uma determinada classe também ajuda bastante na hora de buildar os seus companheiros, que agora podem ir até 50 personagens disponíveis no seu próprio exército.
Todas as novidades de jogabilidade, estão ali com um único objetivo: melhorar a experiência de algo que já era bom. Não existe uma ideia de realmente mexer no cerne da jogabilidade, e deixa o que faz com que Final Fantasy Tactics tenha sido considerado um clássico cult ao longo das últimas décadas, praticamente intocado. Jogar no seguro dessa vez, principalmente pelos vários problemas que a Square Enix teve para conseguir acesso ao código-fonte do jogo, faz muito sentido e foi a melhor escolha.
Talvez, algo que podemos chamar de um possível desperdício, tenha sido que a versão original do jogo, que também está disponível no remaster, não vir com as melhorias de The Ivalice Chronicles. O que é uma pena, visto que a experiência do original ficaria ainda melhor se isso tivesse sido feito.
Não só isso, mesmo que seja agradável visualmente, não sou muito fã do visual do remaster, e não ligaria de jogar tudo em Píxel Art outra vez. Uma pena. Entretanto, isso não apaga o trabalho incrível feito pela Square Enix ao trazer Final Fantasy Tactics para a modernidade.
De todas os resultados possíveis, a empresa conseguiu lançar uma versão nova do jogo unindo o melhor das duas versões anteriores: a jogabilidade do original e localização de War of the Lions, a versão para PSP do título de PlayStation 1. Uma pena que as cutscenes não tenham sido incluídas. Mas entendemos a ideia de que o remaster é sobre o jogo de PS1, e não juntar ambas as versões em uma só.
Uma crítica que pode ser feita, é o fato do jogo não ter tradução para o português brasileiro. Como o texto de Final Fantasy Tactics é mais robusto, seria bem bacana ver uma versão localizada para acompanhar a grandiosidade dos diálogos e reflexões que os personagens acabam tendo durante a trama. Não só isso, traria todo um novo público para o título, que merece ser jogado pela maior quantidade de pessoas possíveis.
Mesmo que essa versão não venha com as missões extras e conteúdos adicionais da versão de PSP, ainda assim é incrível como rejogar uma aventura tão densa, divertida e emocionante quanto Final Fantasy Tactics, continua tão bom quanto da primeira vez que me aventurei para salvar Ivalice.
Ivalice Chronicles serve como aquele prato que a sua avó fazia sempre quando você ia visitá-la, e que anos depois, sua mãe descobre a receita perdida em algum caderno de receitas antigo, e te evoca mais uma vez aquele sentimento bom de apreciar algo que você sente tanto carinho. O trabalho feito pela equipe original de reviver o clássico do PlayStation 1 é excelente. Não tem muito o que falar. Caso você seja fã do original, não vai se arrepender de jogar essa versão.
E caso você nunca tenha jogado Final Fantasy Tactics, recomendo que comece por The Ivalice Chronicles. É mais acessível do que as versões anteriores, e também conta com várias comodidades para melhorar a experiência. Como já comentei anteriormente, de todas as possibilidades desse remaster, Final Fantasy Tactics - The Ivalice Chronicles é o saldo mais positivo possível.
Reviver a saga de Ramza em busca de terminar a guerra que assola Ivalice, mostra que Final Fantasy Tactics fica melhor com o passar o tempo. Toda a questão moral do personagem, o seu ideal de honra e de defender o povo que sofre com as maquinações da guerra, acaba se tornando terrivelmente atual.
Retornar para os conflitos da trama do título, ver os diálogos densos e com camadas que vão além de um RPG tático medieval, fazem com que Final Fantasy Tactics não só sobreviva ao teste do tempo, mas prova que, realmente, clássicos são atemporais. Não existe nada na história do jogo que não converse com o passado, e também com o presente.
Em um jogo onde o protagonista abdica da sua posição de privilégio para se tornar um aliado do povo, que é quem realmente sofre com a guerra, é o que faz Final Fantasy Tactics ser tão adorado por quem passou pela história do título. A jogabilidade ajuda bastante e é com certeza até hoje, um dos RPGs táticos mais robustos e completos que você vai encontrar por aí. Contudo, falar da história de Tactics, é querer que essa análise tenha pelo menos mais uns 15 parágrafos, e acredito que quem tenha jogado, não reclamaria disso.
Falando um pouco sobre a jogabilidade, The Ivalice Chronicles me lembrou de algo que talvez todos tenhamos esquecido: o grind para subir de nível em alguns RPGs antigos, é cruel. Vai demorar um pouco para que você se reacostume em ter que ficar combatendo inimigos aleatórios para conseguir acompanhar os saltos de poder que a história dá, e apesar de parecer cansativo para quem não viveu essa época, aproveitar o jogo com calma e objetividade, deixa a experiência bem melhor do que só sair atropelando os inimigos.
Inicialmente, tentei em aventurar pelo Tactician, maior dificuldade do jogo, e fui lembrado logo de cara que a experiência com Final Fantasy Tactics não é tão benevolente assim. Se você não tiver nenhuma experiência com RPGs de turno mais antigos, talvez até a dificuldade Knight (a mediana) pode ser um desafio complicado.
E não existe nenhum problema nisso. Em uma época em que passávamos semanas (ou até meses) com um único jogo, Tactics respeita o seu tempo de visitar a aventura com calma, criar a melhor equipe possível, explorar as possibilidades de combinações, e entrar em desespero ao ver que entrou em uma batalha de chefe sem nenhum Phoenix Down. Não que isso tenha acontecido comigo, não dessa vez, pelo menos.
Enviar seus companheiros em missões secundárias, descobrir novidades sobre o mundo, aumentar o nível de exploração, tudo isso continua redondinho e bem bacana de fazer. Principalmente para quem curte ler os textos e entender mais sobre a história, ouvir e ler os relatórios dos companheiros é sempre uma diversão a mais.
Final Fantasy Tactics - The Ivalice Chronicles busca não só replicar fielmente o que faz de Final Fantasy Tactics um clássico, mas também respeita os jogadores em deixar a dificuldade da forma como conhecemos anteriormente. Ainda é possível fazer várias táticas antigas para derrotar determinados inimigos, e ao ver que algumas delas ainda funcionavam, dei um sorriso tão grande que parecia ter voltado no tempo.
Em uma indústria em que remasters muitas vezes são sinônimos de ganhar mais dinheiro as custas da nostalgia, Final Fantasy Tactics - The Ivalice Chronicles vai além de só deixar o jogo em full HD para plataformas mais modernas, e traz melhorias consideráveis a experiência do jogo de 1997.
Final Fantasy Tactics - The Ivalice Chronicles
Final Fantasy Tactics - The Ivalice Chronicles
Excluir comentário
Confirmar a exclusão do comentário?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários