No último domingo, dia 9 de marços, o Chromecast apresentou uma falha e parou de funcionar para uma boa parcela de usuários no mundo todo, inclusive no Brasil. Agora, o Google enviou um email se desculpando pelo problema e apontando a "frustração" dos usuários. Confira abaixo:
"Estamos entrando em contato com você por causa de uma interrupção que afeta os dispositivos Chromecast (2ª geração) e Chromecast Audio. Pedimos desculpas pelo problema e entendemos sua frustração. Estamos trabalhando para implementar uma correção o mais rápido possível e compartilharemos atualizações e orientações na página da Comunidade Nest. Agradecemos sua paciência enquanto resolvemos esse problema."
Em nota oficial ao Omelete, o Google comentou o seguinte: "Estamos cientes de um problema que está afetando dispositivos Chromecast de segunda geração e Chromecast Audio, e estamos trabalhando em uma solução. Os usuários não devem redefinir os dispositivos para as configurações de fábrica. Informaremos assim que a correção estiver disponivel".
Relatos publicados em redes sociais indicaram que o erro está associado especialmente com o modelo Chromecast 2, em formato de "dongle", lançado em meados de 2015. O Google chegou a responder usuários em seu suporte oficial, informando que está ciente do problema e que trabalha para resolver a situação, mas não deu mais explicações. "Nossa equipe está trabalhando duro para que tudo volte ao normal o mais rápido possível! Sabemos que isso pode ser muito frustrante e pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isso possa estar causando a você. Muito obrigado pela sua paciência e compreensão! Manteremos você atualizado sobre qualquer progresso", informou uma das respostas vistas no Reddit.
Vale avisar que, no momento, formatar o aparelho, reiniciar de fábrica ou tentar atualizar o firmware não resolve a situação. Resta aguardar por uma solução liberada pelo Google, que ainda não tem previsão de acontecer.