Séries e TV

Artigo

Game of Thrones se prepara para o fim da temporada e para a Batalha dos Bastardos

Episódio deixa os personagens em seus postos para a grande guerra do norte

06.06.2016, às 12H10.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H38

Com apenas três episódios pela frente, a sexta temporada de Game of Thrones já encaminha sua trama para a grande batalha do ano, que mostrará os bastardos do norte lutando pela posse de Winterfell. "The Broken Man", portanto, é um excelente episódio de preparação para o que ainda vem por aí; fazendo com que todos os núcleos focassem principalmente em estabelecer os principais detalhes para que esteja tudo preparado quando o nono episódio, "The Battle of the Bastards", chegar.

None

[Cuidado, possíveis spoilers abaixo!]

Enquanto buscam por mais aliados para o exército Stark - destaque para a jovem Lyanna Mormont (Bella Ramsey) -, Jon Snow (Kit Harrington) e Sansa (Sophie Turner) descobrem que sua família acabou perdendo um pouco de relevância. Depois da morte de Ned e das fatalidades do Casamento Vermelho, algumas casas quebraram a aliança que havia sido estabelecida há muitos anos. Os dois descobrem aos poucos como as notícias viajam rápido no mundo em que vivem e precisam mais do que nunca da ajuda de Sor Davos (Liam Cunningham) e sua habilidade de negociação para reconquistar algumas das casas, mas adicionam apenas poucas centenas de homens ao batalhão. Há inúmeros problemas para a família Stark e Jon sabe que eles precisam atacar logo os Boltons, mesmo que estejam em desvantagem.

As conversas de Sansa, Jon e os representantes das casas que tentam convencer a se juntar à sua causa comprovam algumas coisas interessantes sobre o que pode vir por aí na batalha: ainda há muita resistência com relação aos selvagens e poucos querem lutar ao lado deles e nem todos acreditam que os Caminhantes Brancos são reais, ignorando completamente sua ameaça. De acordo com o nome dos episódios, mesmo que os Starks vencam a Batalha dos Bastardos e retomem Winterfell à família, o décimo episódio, intitulado "The Winds of Winter", certamente trará os Outros ao sul da Muralha.

Em Porto Real, por sua vez, o Alto Pardal (Jonathan Pryce) continua influenciando e tomando o poder para a Fé pouco a pouco. As três significativas conversas que acontecem na cidade indicam mudanças: o Pardal diz a Margaery (Natalie Dormer) que se Lady Olenna (Diana Rigg) não for convertida em breve, sua segurança não será mais garantida; o que desencadeia uma conversa da rainha com a avó, onde a jovem prova para que ainda é leal à família, mas precisa se passar de desentendida por enquanto; e, para finalizar, a tentativa de Cersei (Lena Headey) de conseguir os Tyrell como seus aliados, em uma tentativa de lutar contra a Fé Militante, somente para ser completamente destruída por Olenna.

Todas as palavras da matriarca Tyrell, sua compreensão pela situação de Margaery e a atitude voltar a Jardim de Cima significam que a família sabe o que faz. A confiança que têm uns nos outros mostra a união entre si, mesmo que nem todos estejam inteirados nos planos alheios. É claro que Margaery tem uma ideia para libertar seu irmão, mas com Septã Unella (Hannah Waddingham) sempre em seu encalço, a única mensagem que ela pôde passar à sua avó era que, independente do que pudesse parecer, ela continuava sã e segura de suas atitudes. Mesmo que essa trama não tenha continuidade nessa temporada, algo grandioso vem por aí para os Tyrell.

Como um bom episódio preparatório, novas alianças surgem também para so Greyjoy. Comandantes de toda a frota de navios que roubaram de Euron (Pilou Asbæk), Yara (Gemma Whelan) e Theon (Alfie Allen) precisam agora de fortes aliados se quiserem chegar a algum lugar. Lembrando da "moça dos dragões" que o tio comentou em seu discurso no Kingsmoot, os irmãos serão a salvação de Daenerys (Emilia Clarke), que precisa de quantos navios conseguir obter. A sociedade entre Targaryen e Greyjoy - que unirá os navios com o grandioso exército - pode torná-los nos mais poderosos de Westeros.

Por fim, a aparição do Cão (Rory McCann), apesar de empolgante, diz apenas que a tão aguardada batalha entre os irmãos Clegane vem por aí em breve. Resta saber como ele chegará a Porto Real para encontrar seu irmão. Previsões dizem que Cersei escapará o julgamento por combate - então o que desencadeará a briga entre Cão e Montanha?

"The Broken Man" termina com um ganho que certamente será resolvido em "No One": Arya (Maisie Williams), atacada pela criança abandonada (Faye Marsay), é deixada para morrer e acaba caminhando pelas ruas de Braavos extremamente machucada. Existem várias teorias sobre o que pode acontecer com a jovem Stark, incluindo que ela e a criança abandonada são a mesma pessoa, mas teremos de esperar pelo próximo capítulo para saber ao certo o destino de Arya.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.