Séries e TV

Notícia

Game of Thrones | George R.R. Martin compara Trump e Joffrey

Próximos episódios estreiam em 16 de julho pela HBO

Rafael Gonzaga
24.05.2017
15h58
Atualizada em
29.06.2018
02h38
Atualizada em 29.06.2018 às 02h38

As analogias entre Game of Thrones e a política internacional não são exatamente uma novidade, mas, dessa vez, o próprio autor George R.R. Martin resolveu comparar a atuação de Donald Trump, presidente dos EUA, com um personagem pouco carismático de Westeros, Joffrey Baratheon, vivido por Jack Gleeson. Na trama, o jovem assume o Trono de Ferro após a morte do pai e potencializa sua faceta sádica e cruel. O comentário de Martin foi feito em uma matéria da Esquire sobre Kit Harington, o Jon Snow.

"Acho que Joffrey agora é o rei na América. E ele cresceu tão petulante e irracional como ele era quando tinha 13 anos nos livros."

Kit Harington, apesar de achar irritante, por exemplo, o caso em que o ativista e ator Sean Penn se envolveu na questão das Maldivas. "Eu deposito minhas crenças em especialistas... Senhor Donald Trump, eu não o chamaria de "presidente", eu vou chamá-lo de "senhor". Acho que esse homem à frente dos EUA é um trapaceiro".

A matéria cita ainda as comparações entre a série da HBO e a situação política do Brasil em específico ao relembrar a quantidade de vezes que surgiram analogias de "como Game of Thrones explica a política brasileira". Para a próxima temporada, é possível que as comparações aumentem, já que a líder de uma família rica e poderosa está ocupando o poder, existe um conflito sobre selvagens ultrapassando a muralha e antigos escravos se revoltaram com seus mestres. Para Harington, Jon pode ser a chave de muita coisa.

"Os tronos podem ser usados ​​como uma metáfora, mas há uma verdade, eu acho, que está nas pessoas que realmente desejam poder serem as pessoas que não deveriam tê-lo. Talvez Jon seja a única pessoa que deveria ter o poder por não estar procurando por ele."

A penúltima temporada de Game of Thrones estreia em 16 de julho pela HBO. O seriado ainda tem 13 episódios inéditos pela frente: sete nesse ano e apenas seis no final - saiba mais.