Foto de George R.R. Martin

Créditos da imagem: George R.R. Martin/Amy Sussman / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

HQ/Livros

Notícia

Game of Thrones | Reação de fãs não vai mudar os livros, diz Martin

Autor afirmou que nem críticas, nem elogios vão mudar o final

Camila Sousa
15.07.2019
21h40

Em entrevista para a EW, George R.R. Martin afirmou que a reação dos fãs não vai mudar o final de Game of Thrones nos livros. O autor foi questionado após a série da HBO ser muito criticada em sua temporada final:

“A internet afeta tudo isso de uma forma que nunca afetou antes. Como a linhagem de Jon Snow. Havia pistas sobre isso nos livros, mas apenas um leitor em 100 conseguiu entender. E antes da internet, tudo bem com isso – para 99 dos 100 fãs, quando a verdade sobre Jon Snow foi revelada, foi uma ‘grande virada’. Mas na era da internet, mesmo se apenas uma pessoa entre 100 descobrir, ela vai postar online e todas as outras vão olhar e pensar ‘nossa, faz sentido’. De repente, aquela virada em que você estava trabalhando está lá fora”.

“E então há uma tentação de mudar [os próximos livros]. ‘Oh meu Deus, eu estraguei tudo, tenho que inventar algo diferente’. Mas isso é errado, porque você preparou um final e se você mudar tudo só porque alguém descobriu, ou porque não gostam, isso estraga toda a estrutura. Então não, não leio sites de fãs. Quero escrever o livro que sempre planejei. E então quando ele for lançado, eles podem gostar ou não”.

Por enquanto, Winds of Winter, próximo livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, continua sem data de lançamento. Já as temporadas de Game of Thrones estão disponíveis na HBO GO.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.