Foto de Game of Thrones

Créditos da imagem: Game of Thrones/HBO/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Game of Thrones | Por que o desfecho de Cersei decepcionou tantos fãs?

Grande vilã teve encerramento anticlimático

Camila Sousa
13.05.2019
15h03

[Cuidado com spoilers de Game of Thrones abaixo]

Se tem uma coisa que Game of Thrones sempre construiu bem foi a morte de seus vilões. É impossível não lembrar de Joffrey Baratheon morrendo sufocado nos braços da mãe, ou de Ramsay Bolton sendo entregue aos seus cães. Exatamente por isso muitos fãs consideraram o desfecho de Cersei Lannister anticlimático. No penúltimo episódio da série, a rainha morre soterrada abraçada com Jaime, depois de tentar fugir de Porto Real.

Em relação aos livros, a primeira coisa que tal morte faz é acabar com a Teoria do Valonqar, ou Teoria do Irmão mais Novo. No primeiro episódio da quinta temporada, a jovem Cersei conhece Maggy a Rã, uma feiticeira que vivia em Lannisporto e fez várias previsões sobre seu futuro. Ela diz que Cersei se casará com um rei ao invés de um príncipe (na época a jovem era prometida a Rhaegar Targaryen) e terá três filhos que vão morrer (Joffrey, Myrcella e Tommen). Mas há outra profecia deixada de fora pela série: Maggy diz que Cersei morrerá pelas mãos do Valonqar, uma palavra em alto valiriano que significa “irmão mais novo”. A feiticeira afirma que “o valonqar enrolará as mãos em sua pálida garganta e a estrangulará até roubar sua vida”.

Tal profecia fez Cersei imaginar sua vida toda que seria morta por Tyrion, o caçula da família Lannister. Inclusive esse é um dos motivos pelo qual a rainha odeia tanto o irmão, além do fato de Joanna, mãe deles, ter morrido no parto. Mas enquanto Cersei tomou isso como verdade, os fãs das Crônicas de Gelo e Fogo fizeram várias teorias, incluindo uma em que Jaime mataria a rainha. Sim, os dois são gêmeos e nasceram no mesmo dia, mas nos livros é dito que Cersei nasceu um pouco antes e isso também faria de Jaime seu irmão mais novo.

Além disso, há a questão de interpretar as profecias corretamente. Valonqar significa “irmão mais novo”, mas não necessariamente da pessoa à qual a profecia se refere. Com isso, várias teorias diziam que Cersei poderia ser morta pelo irmão mais novo de qualquer família. Isso fez muitos torcerem para que Arya fosse responsável pelo fim de Cersei, já que ela é a irmã mais nova da Casa Stark (entre as mulheres. Contando os homens o mais novo seria Rickon). E mesmo sem a teoria do Valonqar, que não foi explorada na TV, a torcida por Arya era grande também por Cersei fazer parte da lista de alvos da garota, que mostrou ser capaz de se vingar ao se encontrar Walder Frey.

Juntando essas duas teorias, a expectativa dos fãs foi nas alturas, esperando finais mirabolantes como Arya matando Cersei usando o rosto de Jaime, em uma grande mistura. De certa forma, ir contra tudo isso e dar à Cersei um desfecho “comum” pode ser considerado um tipo de subversão. Ainda assim, Game of Thrones teria sido mais coesa consigo mesma se tivesse matado Cersei de modo grandioso e ainda assim difícil de prever.

Cersei e Jaime prontos para morrer

Foto de Game of Thrones
Game of Thrones/HBO/Divulgação

No fim das contas, há dois grandes públicos afetados por isso: os fãs de Cersei, que admiram a trajetória e as conquistas da rainha; e os que a consideram uma grande vilã e gostariam de “lavar a alma” com uma morte importante. Ao matar a rainha soterrada, como poderia ter acontecido com qualquer pessoa, Game of Thrones diminui a importância da personagem e entrega uma cena que não agradou nem os fãs, nem os desafetos da Lannister.

A HBO exibe o capítulo final da série em 19 de maio - confira a nossa cobertura completa.