Foto de Game of Thrones

Créditos da imagem: Game of Thrones/HBO/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Game of Thrones | Por que Drogon não atacou Jon Snow?

Cena deixou fãs confusos, mas tem explicação

Camila Sousa
20.05.2019
00h42
Atualizada em
20.05.2019
12h59
Atualizada em 20.05.2019 às 12h59

[Cuidado com spoilers abaixo]

Game of Thrones chegou ao final esta semana e uma das cenas mais comentadas pelos fãs foi a morte de Daenerys Targaryen pelas mãos de Jon Snow. O personagem de Kit Harington entende que a rainha se tornou um perigo para os inocentes e por isso a mata durante um beijo.

Logo depois Drogon chega ao local e tenta reanimar sua mãe. Neste momento, o dragão olha para Jon e dá a entender que irá queimá-lo, mas muda de direção e joga muito fogo ao redor, inclusive derretendo o Trono de Ferro. Neste momento, muitos fãs ficaram confusos do porquê o animal não matou aquele que acabou com a vida de sua mãe.

A resposta mais simples para isso é que Jon Snow é, na verdade, um Targaryen, e Drogon reconhece isso. Embora a série não deixe muito claro, os livros das Crônicas de Gelo e Fogo estabelecem dragões como seres extremamente inteligentes, que reconhecem inimigos e pessoas confiáveis. Antes da cena da morte de Daenerys, Jon encontra Drogon do lado de fora dos escombros e já ali o animal não esboça nenhuma reação para atacar Jon. 

Drogon reconhece Jon

Foto de Game of Thrones
Game of Thrones/HBO/Divulgação

O fato de Jon ter o mesmo sangue de Daenerys gera reconhecimento em Drogon que, ao invés de matar Jon, “mata” o símbolo que levou Daenerys até aquele lugar e até sua morte. Aliás, é em Porto Real que está o Fosso dos Dragões, local que se tornou símbolo do fim das criaturas, que começaram a ser criadas em um espaço fechado e por isso ficaram cada vez menores. Não é de se estranhar que Drogon não tenha apreço por Westeros e tenha levado o corpo de sua mãe para longe dali.

Outra dúvida comum é se Jon resistiria ao fogo por ser um Targaryen, e a resposta mais correta para isso é depende. A série estabelece que Daenerys consegue sobreviver a grandes quantidades de fogo, como quando os dragões nasceram, mas no livros de George R.R. Martin, cada Targaryen tem uma resistência diferente ao fogo e há muitos que foram feridos gravemente pelas chamas. Dessa forma, Jon poderia ser ou não resistente ao fogo, mas apenas sua origem como Targaryen não garante imunidade.

Todas as temporadas de Game of Thrones estão disponíveis na HBO GO.