Game of Thrones | Por que a série conquistou o coração de tantos fãs?

Créditos da imagem: Game of Thrones/HBO/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Game of Thrones | Por que a série conquistou o coração de tantos fãs?

Série começa sua jornada final neste fim de semana

Camila Sousa
14.04.2019
18h11

Não há uma fórmula exata para que uma história funcione ou não. Como seres humanos, passamos a vida procurando contos e lendas que refletem nossas próprias jornadas, medos e dificuldades. E muitas vezes esses conceitos chegam por narrativas cheias de magia e encantamento que escondem em seu interior algo muito maior. É com essa sensação que Game of Thrones inicia seu caminho de despedida.

Para quem ama a série, há alguns momentos icônicos que falam por si só. Game of Thrones começa com foco na família Stark, um clã que vive feliz em seu lar, até que a discórdia e a guerra batem à sua porta. Os mais velhos são mortos e as crianças são divididas no mundo, sozinhas, buscando seus próprios caminhos. A história também mostra desde o início os Targaryen, uma família que antes foi grande e poderosa, mas hoje luta para fazer sua linhagem sobreviver. Daenerys e Viserys, por mais defeitos que tenham, foram duas crianças perdidas em um mundo que não se importava com elas.

E essa é a grande realidade de Game of Thrones por trás de dragões, Homens sem Rosto e Caminhantes Brancos: a história de George R.R. Martin é sobre os desajustados, os perdidos no mundo sem caminho, mas que ainda assim encontram uma forma de sobreviver, em um grande ato de resistência.

É assim quando Arya entra em um navio para Braavos e deixa Westeros para ter sua jornada de amadurecimento ao som de uma música intitulada “The Children”. É assim quando Jon Snow, depois de ser morto e reviver, junta suas forças na Batalha dos Bastardos. É assim quando Daenerys, a Nascida da Tormenta, mata seu marido por misericórdia e dá vida aos seus dragões. É assim quando Tyrion, depois de ser renegado durante a vida toda por sua família, se torna Mão da Rainha Daenerys e vê nela a esperança de um futuro melhor.

No final das contas, todo grande fã de Game of Thrones se identifica com essas crianças perdidas no mundo. As dificuldades do mundo atual muitas vezes se assemelham ao mundo medieval e fantasioso de Game of Thrones. E ver tais personagens triunfando, ainda que com muita dor e sofrimento, nos dá esperança de que podemos triunfar em nossas vidas também.

Game of Thrones começa agora seu caminho para o final e a despedida será difícil. Assim como na vida real, em que perdemos pessoas que amamos, sabemos que a última temporada também é a despedida de personagens que acompanhamos por anos. Talvez o fim da série não seja esperançoso e deixe um gosto amargo em nossas bocas, mas está tudo bem. Assim como aconteceu com Dany, Jon, Arya, Sansa e muitos outros, chegamos ao fim dessa jornada mais fortes.

Game of Thrones é exibido aos domingos, na HBO, às 22h.