Séries e TV

Lista

Game of Thrones | O que pode acontecer no episódio final?

Será que ainda há um Trono de Ferro?

Camila Sousa
14.05.2019
19h57

O próximo domingo (19) marca o encerramento de Game of Thrones, e a grande destruição de Porto Real deixou algumas dúvidas sobre o que pode acontecer no final. Confira abaixo as principais teorias:

A HBO exibe o capítulo final da série em 19 de maioconfira a nossa cobertura completa.

Corvos enviados por Varys

O penúltimo episódio da temporada enfatiza bastante que Varys enviou corvos para vários lords de Westeros falando do direito de Jon ao Trono de Ferro. Somando isso às notícias da destruição causada por Daenerys, fica a dúvida de como os Sete Reinos vão reagir. O que aconteceu em Porto Real foi a morte de vários inocentes e, embora Daenerys tenha um dragão e exércitos, será que ela conseguirá manter um reinado com base no medo?

Destino de Tyrion

Tyrion esperava conseguir salvar os irmãos, mas viu esse plano ir por água abaixo junto com a destruição da cidade. À essa altura do campeonato, Tyrion já percebeu que Daenerys não pode ser a governante justa que ele esperava e fica a dúvida de como o personagem vai reagir. Vale lembrar ainda que Daenerys disse a Tyrion que seu próximo erro seria o último e o Lannister libertou o irmão antes da grande batalha. É possível que isso leve à execução de Tyrion, assim como aconteceu com Varys.

Arya tem um novo nome em sua lista?

Arya não conseguiu eliminar o nome de Cersei de sua lista, mas viu de perto os horrores causados pelo ataque de Daenerys à Porto Real, que resultou na morte de muitas pessoas humildes e inocentes. Mais de uma vez, a personagem olha para o alto e foca no dragão, tanto para desviar de seus ataques, quanto para mostrar seu descontentamento com Daenerys. Será que série fará uma repetição e Arya surgirá do nada para matar Daenerys?

Exércitos de Daenerys

Uma coisa ficou clara neste penúltimo episódio de Game of Thrones. Se Jon, Sor Davos e parte do exército ficaram abismados com a decisão de Daenerys em atacar todo mundo, o mesmo não aconteceu com os Imaculados e Dothrakis, que até aparecem comemorando na prévia. Isso mostra que a personagem continua com poder bélico e pode se defender de outros possíveis ataques.

Rainha das Cinzas

Outra dica dada pela prévia é que Daenerys se tornará sim a “rainha das cinzas”. A cena em que a personagem caminha e Porto Real está destruída é emblemática. Dany teve sua vitória, mas parece que não há mais povo para governar além de seu próprio exército. Uma das possibilidades é que ela deixe Porto Real e, assim como Aegon, o Conquistador, vá até cada um dos Sete Reinos para conseguir suas lealdades.

Decisão de Jon

Jon Snow ficou claramente incomodado ao perceber que Daenerys e seus exércitos atacaram mesmo com o sinal de rendição. O personagem recua ao perceber que eles próprios estão em perigo e reaparece no teaser ao lado de Sor Davos. Se as cartas de Varys forem entregues e os lords convocarem Jon como o “legítimo rei”, o personagem pode encarar uma decisão difícil. Ele deixou bem claro neste episódio que não quer governar, mas com a destruição causada por Daenerys, ele pode aceitar o trono e ir contra ela para evitar ainda mais destruição.

Ainda há um Trono de Ferro?

Aliás, fica a pergunta se ainda há um Trono de Ferro em si. Claro que o posto de Rei dos Sete Reinos existe, mas Daenerys destruiu a Fortaleza Vermelha e pode ser que o grande símbolo de toda a série não passe de cinzas agora.

E o Norte?

Como o penúltimo episódio foi totalmente focado em Porto Real, resta saber o que acontecerá com o Norte. Sansa deixou claro desde sempre que não aprova o modo de agir da Mãe de Dragões, e a notícia das mortes em Porto Real pode ser combustível para inflamar uma revolta. Por outro lado, o Norte está fraco após a batalha contra o Rei da Noite e Daenerys ainda tem Drogon, o que pode dificultar qualquer possível rebelião.

Perguntas sem respostas

Qualquer que seja o encerramento da série, há apenas um episódio para responder algumas perguntas e fica a impressão de que isso não vai acontecer. Arya é o Azor Ahai por matar o Rei da Noite? E a teoria de que Cersei seria morta pelo “irmão mais novo”? Qual é o papel de Bran como Corvo de Três Olhos no destino de Westeros? É esperar para ver.