Foto de Game of Thrones

Créditos da imagem: Game of Thrones/HBO/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Game of Thrones | O que esperar do encontro entre Daenerys e Jaime

Por que o momento é tão importante?

Camila Sousa
15.04.2019
00h53

A prévia do próximo episódio de Game of Thrones indica que a série continuará apostando em grandes encontros, e um deles será o de Daenerys Targaryen e Jaime Lannister, que promete ser intenso. Teasers anteriores da temporada final já mostraram o personagem de Nikolaj Coster-Waldau na guerra, então é improvável que ele morra aqui, mas o que pode acontecer é um belo fechamento de ciclo.

As vidas de Dany e Jaime mudaram no dia em que o Comandante da Guarda Real decidiu matar o seu rei pelas costas, há muitos anos. Enquanto o cavaleiro recebeu a alcunha de “regicida” e passou a ser visto por muitos como um “homem sem honra”, Daenerys perdeu a proteção que o título de “filha do rei” lhe dava e precisou fugir ao lado do irmão, ainda recém-nascida, para não morrer também.

Logo depois que perdeu sua mão, Jaime teve uma conversa interessante com Brienne sobre o que realmente aconteceu naquele dia e como todos - incluindo um jovem Ned Stark - julgaram sua decisão sem pensar no outro lado. Aerys II não ganhou o título de “Rei Louco” à toa. Com o aumento das paranoias de que todos estavam contra ele, o governante fez um estoque de Fogovivo em Porto Real e pretendia queimar a cidade quando soube que o local estava sendo atacado.

Momento da morte de Aerys pelas mãos de Jaime

Ele, inclusive, pediu que Jaime trouxesse a cabeça de seu pai, Tywin, que estava liderando o Saque a Porto Real. Claro, nada disso justifica 100% a atitude de Jaime naquele dia. Ele poderia, por exemplo, ter ferido o rei Aerys e o aprisionado, fazendo com que ele não tivesse forças para acabar com mais vidas inocentes. Mas o jovem comandante se viu em uma situação extrema e entendeu que apenas o fim do Targaryen evitaria mais derramamento de sangue. Ele tomou uma decisão difícil e teve que conviver com ela a vida toda.

Já como a própria Daenerys diz no teaser, ela sempre pensou no homem que matou seu pai e agora será colocada frente à frente com ele. Jaime é irmão de Tyrion, seu Mão da Rainha, e Daenerys precisará ter uma decisão estratégica para, acima de tudo, não ter suas atitudes comparadas às do pai.

A única coisa certa é que Jaime vai encerrar seu incrível arco de amadurecimento. Além de enfrentar a filha do homem que matou, ele encarará Bran Stark, o garoto que ele quase matou - por amor a Cersei - na primeira temporada. Jaime Lannister cometeu muitos erros em sua caminhada e todos eles estão batendo à sua porta nesta oitava temporada.

Se concluir todos esses pontos do passado, o personagem também caminha para uma possível morte heroíca. Depois de se redimir, pelo menos em parte, ele pode lutar contra os Caminhantes Brancos e morrer em prol de uma causa maior. Ou ainda, ele pode ser regicida pela segunda vez se uma teoria dos fãs for confirmada e ele precisar matar Cersei, que ficará louca sem aliados como o Rei Louco e tentará “queimar tudo”.

Qualquer que seja o caminho de Jaime, seu encontro com o passado promete cenas interessantes e o fechamento do arco de um dos personagens mais humanos e que mais se desenvolveu durante Game of Thrones. Tomara que seja grandioso.

A temporada final de Game of Thrones é transmitida aos domingos pela HBO, às 22h. Os novos episódios também são disponibilizados semanalmente no serviço de streaming HBO Go.