HQ/Livros

Notícia

Criador de A Guerra dos Tronos explica como a Marvel Comics o influenciou

George R. R. Martin também compara editora à DC Comics

Érico Borgo
21.09.2011
16h36
Atualizada em
29.06.2018
02h38
Atualizada em 29.06.2018 às 02h38

George R. R. Martin, o escritor de A Guerra dos Tronos, é um fã de quadrinhos desde pequeno. São notórias suas histórias sobre como as antigas aventuras da Marvel Comics, especialmente as dos gibis dos Vingadores, influenciaram sua carreira (e ele até escreveu cartas de fã para a revista).

George R.R. Martin

None
George R.R. Martin

A mais recente declaração de Martin sobre a Nona Arte veio de uma entrevista ao programa de rádio The Sound of Young America. No trecho abaixo, transcrito pelo CBR, ele compara os universos da Marvel e da DC Comics de sua infância.

"É difícil entender hoje o que estava acontecendo nos quadrinhos em 1960. A Marvel Comics, para a qual eu escrevia cartas, era muito revolucionária. Stan Lee estava fazendo um trabalho fenomenal. Até ali, a DC dominava, mas era absolutamente cíclica em suas histórias. O Superman e o Batman tinham uma aventura e, ao final dela, continuavam exatamente quem eles eram no começo. E o capítulo seguinte tinha essa mesma estrutura. Nada mudava para os personagens DC.

Na Marvel os personagens estavam em constante mudança. Coisas importantes aconteciam com eles. A escalação dos Vingadores mudava o tempo todo - as pessoas deixavam a equipe e brigavam, bem diferente da DC, em que todos eram agradáveis com os outros o tempo todo. Então foi Stan Lee que levou esse conceito de narrativa centrada em personagens aos quadrinhos - e deu a eles toques de cinza. Olhando para isso hoje, percebo como esse trabalho foi uma influência maior do que eu imaginava para minhas próprias histórias"

Leia também Omelete Entrevista George R.R. Martin

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.