Uma caminhada pelas ruas de A Casa do Dragão
Omelete visitou Trujillo, cidade espanhola que recebeu filmagens da franquia Game of Thrones
Créditos da imagem: HBO/Divulgação
À primeira vista, a pequena cidade espanhola de Trujillo não parece ter nada demais. Com menos de 10 mil habitantes e a cerca de duas horas de viagem de Madri, ela dificilmente seria um destino prioritário para a maior parte dos turistas. Acontece, no entanto, que o local foi palco das filmagens de uma das franquias televisivas mais comentadas da última década: Game of Thrones. Seus muros, ruas e fortalezas de pedra servem como o cenário perfeito para Porto Real, capital dos Sete Reinos e que concentra o grosso da trama de A Casa do Dragão.
Obviamente, a cidade não está nem um pouco alheia à modernidade. As ruazinhas de Trujillo têm placas de trânsito, carros das mais variadas marcas e até uma ou outra lojinha de souvenirs. Ainda assim, é fácil se imaginar entre os habitantes de Porto Real, especialmente quando você se coloca no meio da Plaza Mayor, que apareceu com certo destaque no nono capítulo de A Casa do Dragão. Aliás, a única grande diferença entre a locação e sua versão televisiva é a substituição da estátua de Francisco Pizarro, explorador que invadiu o Peru inca, por um monumento de um dragão, que representa a força da dinastia Targaryen.
Aliás, Trujillo foi palco de cenas importantes para a batalha entre membros da Casa do Dragão pelo Trono de Ferro. No penúltimo episódio da primeira temporada de A Casa do Dragão, as ruas da cidade foram transformadas em um dos bairros mais movimentados de Porto Real, onde Aegon (Tom Glynn-Carney) desapareceu logo depois da morte de Viserys (Paddy Considine). Anos antes, Jamie Lannister (Nikolaj Coster-Waldau) e Bronn (Jerome Flynn) usaram as muralhas da cidade para filosofar sobre as partes íntimas de Imaculados de Daenerys (Emilia Clarke).
Caminhar pelas várias subidas e descidas de Trujillo é um exercício desgastante, mas recompensador – não só para fãs de Game of Thrones, mas de fantasia e histórias medievais de modo geral. A cidade conta com construções que não ficariam fora de lugar em histórias como Coração de Cavaleiro ou O Senhor dos Anéis, por exemplo, incluindo igrejas de portões pesados e uma construção militar de muros altos, de onde é possível ver os arredores da cidade.
Trujillo tem também uma importância histórica, especialmente para a formação da América. Além de ser a terra natal de Pizarro, um dos primeiros invasores da América Latina, ela também foi moradia de Francisco de Orellana, outro explorador espanhol que desbravou o continente, mas desapareceu durante uma de suas expedições na Amazônia.
Pequena, mas cheia de atrativos, Trujillo é um destino que vale a pena para quem quer conhecer um pouco mais sobre Game of Thrones e da história da Europa.
*O jornalista viajou a convite da Latam e da HBO Max