Matt Smith em cena de A Casa do Dragão (Reprodução)

Créditos da imagem: Matt Smith em cena de A Casa do Dragão (Reprodução)

Séries e TV

Artigo

A Casa do Dragão: Por que Harrenhal está destruído? Relembre história do castelo

A gigantesca fortaleza é cenário do núcleo de Daemon na segunda temporada

Omelete
5 min de leitura
04.07.2024, às 14H51.

Se a primeira temporada de A Casa do Dragão ficou mais concentrada em Pedra do Dragão e Porto Real, o segundo ano já chegou expandindo os cenários da série: depois de uma passagem pelo Norte, agora a série levou parte da trama para Harrenhal. A fortaleza no coração de Westeros é marcante por sua aparência e por sua história, além de ser um ponto chave para a guerra - vem relembrar tudo sobre o castelo!

No terceiro episódio da segunda temporada da série, o príncipe Daemon Targaryen (Matt Smith) chega montado em Caraxes para clamar a fortaleza em favor de Rhaenyra (Emma D’Arcy) - afinal, Harrenhal é o maior castelo do reino e fica no centro de Westeros, sendo uma posição estratégica importante e ponto chave para reunir os exércitos das Terras Fluviais.

Chegando lá, Daemon encontra a fortaleza praticamente vazia e destruída, pois ela é grande demais para guarnecer apropriadamente e, além do seu passado trágico, acabou de passar por um novo incêndio que debilitou ainda mais o castelo. Porém, nem sempre ele foi assim - afinal, Harrenhal foi idealizado para ser a mais impressionante sede do continente. 

A sua construção começou alguns anos antes da Conquista de Aegon, quando Harren Negro era o Rei das Ilhas e dos Rios e governava a região das Ilhas de Ferro e das Terras Fluviais em nome da Casa Hoare. Harren era um homem muito ambicioso, e seu domínio, violento. A fortaleza foi o grande projeto de sua vida, construída e nomeada em sua homenagem, e desde o início foi marcada pela tragédia: dizem as lendas que Harren misturou sangue na argamassa de suas paredes, e muitos morreram durante os quarenta anos que durou a construção.

No dia em que o último tijolo foi colocado na sede dos Hoare, Aegon, O Conquistador e suas irmãs desembarcaram na foz do rio Água Negra. Harren não se aliou ou se rendeu ao Targaryen e juntou tropas para combatê-lo, certo de que seu recém-concluído castelo era impenetrável. Porém, ele não levou em consideração que muralhas altas e reforçadas não são páreo para dragões - eles podem voar acima delas.

Assim, a ruína de Harren Negro se tornou também a queda de seu castelo: Aegon, montado em Balerion, o mais temível entre os dragões vivos, passou por cima das defesas do Hoare e incendiou a gigante construção. O fogo de Balerion era tão quente que derreteu as pedras, transformando a fortaleza em uma enorme pira e matando Harren e seus descendentes. Esse é o início do que ficou conhecida como a maldição de Harrenhal, e das supostas assombrações que rondam o castelo.

Apesar do incêndio causado por Balerion ter deixado inúmeras mortes e marcas permanentes de destruição - é descrito que as torres de Harrenhal se parecem com velas derretidas -, a construção “sobreviveu”, e foi passada ao controle da casa Qoherys, uma das apoiadoras de Aegon I. Porém, é a partir daí que a tal maldição é observada, já que destinos terríveis sempre encontravam aqueles que ocupavam a fortaleza: os Qoherys morreram no reinado de Aenys I, e depois deles o castelo passou para os Harroway, que foram extintos por Maegor, o Cruel, pouco depois.

Maegor passou a propriedade para a Casa Towers, mas o Lorde Towers à época morreu sem herdeiros, e a princesa Rhaena Targaryen cuidou da propriedade até sua morte. Os Strong foram nomeados pelo rei Jaehaerys I como novos senhores de Harrenhal, e é essa a Casa que está no domínio do castelo quando A Casa do Dragão tem início.

Na primeira temporada da série, conhecemos três personagens dessa Casa: Lorde Lyonel (Gavin Spokes) e seus filhos, Sor Harwin (Ryan Corr) - que supostamente foi o amante da princesa Rhaenyra e pai de seus três filhos mais velhos - e Larys Strong (Matthew Needham). Porém, mais uma tragédia afeta a construção: um incêndio tido como acidental (mas nem tão secretamente arquitetado por Larys na série) aumenta a destruição do local e mata Lorde Lyonel e Sor Harwin. Agora, quem tem o domínio da fortaleza e suas terras é Lorde Larys, o filho mais novo de Lyonel e mestre dos segredos informal da corte.

É essa a situação em que Daemon encontra o local: duplamente destruído pelo fogo, com um lorde ausente e pouco amado entre os que restaram na construção, como o castelão e tio de Larys, Sor Simon Strong (Simon Russell Beale). O cavaleiro rapidamente se rende e declara Harrenhal como leal à Rhaenyra, mas esse é só o começo da trama que acontece por lá, como bem sabem os fãs dos livros.

Além disso, vale lembrar que todas as tragédias ocorridas no castelo só aumentaram a sua fama de amaldiçoado e assombrado, e agora já vimos cenas de Daemon tendo delírios durante sua estadia por lá. Será que ele é mais um dos afetados pelos fantasmas que rondam Harrenhal desde a ruína de Harren Negro, ou ele é só mais um dos Targaryen que anda na linha tênue das visões e da loucura? Isso só saberemos com os próximos episódios da série.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.