Séries e TV

Artigo

Game of Thrones | Valíria - A antiga casa dos Targaryen

Saiba mais sobre de onde veio a família de Daenerys

14.05.2015, às 12H55.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H38

Game of Thrones possui um mundo gigantesco, repleto de cidades e povos ainda inexplorados na série de TV. No episódio dessa semana, Tyrion (Peter Dinklage) e Jorah (Iain Glen) passam por Valíria e são atacados por Homens de Pedra. Para que você entenda melhor tudo isso, a gente conta um pouco mais sobre a cidade e seus habitantes não muito estimados.

No passado

None

A cidade de Valíria hoje está em ruínas, mas um dia foi a capital de um grande império. A Casa Targaryen morava junto de outras famílias que também eram senhores de dragões - grupo que podia controlar os animais. Apesar de ter se tornado uma das maiores casas, nessa época, os Targaryens eram uma pequena família perto das outras. Aliás, o costume de se casar entre irmãos para manter a linhagem pura não veio dos Targaryen, e sim de todos os valirianos.

A Cidade Franca de Valíria foi o maior império que existiu no mundo conhecido. O local tinha muitos tesouros e magia, e abrigava feiticeiros de aptidão incomparável. O famoso aço valiriano é formado por uma liga mágica e faz com que os armamentos tenham qualidade única. As lâminas desse material são mais leves e mais cortantes que todas as outras.

None

A perdição de Valíria

A região foi centro de um cataclisma que em apenas um dia a destruiu quase toda. Além da península despedaçada, restaram algumas ilhas e o chamado Mar Fumegante. Muita gente tem medo de lá por acreditar que "a perdição ainda ronda Valíria". Acredita-se que o lugar ainda está assombrado, até porque quem viaja por lá não costuma voltar.

Não se sabe o que causou tamanha destruição, alguns acreditam que todas as Catorze Chamas (vulcões onde foram descobertos os primeiros ovos de dragão) tenham entrado em erupção ao mesmo tempo, causando uma explosão. O fogo conseguiu alcançar até os dragões que voavam. Cidades, castelos e templos foram engolidos por fissuras gigantes que se abriram no solo. O centro da civilização foi desmoronado rapidamente e junto com ele todos os senhores do dragão.

A maioria dos segredos valirianos foi perdido, inclusive a fabricação do aço valiriano, o que tornou essas espadas extremamente raras. Apesar disso, alguns armeiros conseguem reforjar lâminas a partir dele. A antiga espada de Ned Stark, Gelo, foi transformada em duas depois de sua morte: Cumpridora de Promessas (que está com Brienne) e Lamento da Viúva (era de Joffrey e provavelmente agora está sob o poder de Tommen). A espada de Jon Snow, Garralonga, também é de aço valiriano. Ela lhe foi dada por Jeor Mormont - pai do Jorah e antigo Comandante da Patrulha da Noite - por ter salvo sua vida dos mortos-vivos.

Os Homens de Pedra

None
None

Pessoas em estágio avançado de escamagris - doença altamente contagiosa que deixa a pele dura e seca - são conhecidas como Homens de Pedra. A enfermidade os deixa incomodados e com a aparência grotesca de uma rocha. Mais para o fim da vida, estas pessoas vão ficando loucas e é preciso tomar muito cuidado ao redor delas, já que a escamagris é transmitida pelo toque. Na série, os doentes são exilados para as ruínas de Valíria. Já nos livros, os Homens de Pedra vivem em Sofrimentos - uma região destroçada e cheia de névoa - que fica ao noroeste de Valíria.

Como os Targaryen sobreviveram?

Duzentos anos antes da perdição, os valirianos criaram um posto em Westeros chamado Pedra do Dragão - que hoje pertence à Stannis Baratheon. Doze anos antes do fim, Daenys Targaryen teve visões de Valíria sendo destruída por fogo. Seu pai, Aenar, acreditou e fugiu para Pedra do Dragão junto com sua família, parentes, escravos e dragões. Foi a partir deles que a Casa Targaryen continuou a existir.

Conheça Aerys Targaryen, o Rei Louco e pai de Daenerys.
Entenda melhor a Fé dos Sete, religião dominante em Westeros.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.