Música

Lista

Friends | As 10 melhores músicas da Phoebe

Em 10 anos de série, a personagem cantou verdades e bizarrices

Julia Sabbaga
21.09.2018
16h18
Atualizada em
22.09.2018
16h43
Atualizada em 22.09.2018 às 16h43

No dia 22 de setembro, o mundo relembra a estreia de uma das séries mais emblemáticas da TV: Friends. Em 1994, quando o seriado foi ao ar, o público passou semana atrás de semana torcendo por um casal e acompanhando o dia a dia dos seis amigos de Nova York, cada um com sua excentricidade. E com o passar dos anos, cada um dos personagens se desenvolveu da sua própria maneira, até que em 2004, depois de 236 episódios, a TV se despediu de uma comédia marcante. 

"Sticky Shoes"

Existem canções mais curtas e canções mais desenvolvidas da Phoebe, e uma de suas maiores composições foi interpretada, na íntegra, junto com a sua antiga parceira, Leslie, na terceira temporada. A história do sapato estiloso que pisou em algo nojento tem aquela letra divertida e absurda, e ainda ganhou a versão 'sexy' quando Phoebe fica doente e canta com a voz gripada. Veja aqui a versão em dueto e aqui a versão gripada.

Para relembrar Friends no dia do seu aniversário, fizemos uma retrospectiva musical e listamos 10 músicas entre as mais memoráveis de Phoebe Buffay, a personagem mais artística e sincera dos seis. Confira abaixo e deixe registrado qual é a sua canção favorita da série!  

"Holiday Song"

Uma das melhores característas de Phoebe é a sua capacidade de criar rimas inesperadas nas músicas e as desculpas que ela usa para criar palavras que não existem. Em "Holiday Song", a música que ela escreve em homenagem aos outros personagens da série, ela rima Ross com Santa Claus (Papai Noel, em inglês), Monica com Hanukah e Rachel e Chandler com uma frase simplesmente sem sentido. Veja aqui. 

"Smelly Cat"

Pode ser clichê, mas é impossível terminar uma lista de músicas da Phoebe de outro jeito. "Smelly Cat" se tornou sua música mais famosa e marcou a série do começo ao fim, passando de acústica à hit, até jingle. A música do gato fedorento virou quase que um hino para os fãs da série, que sem dúvida lembrarão da canção por muito tempo. Confira a versão mais longa, com todos os personagens cantando no Central Perk. 

"Emma Birthday's Song"

Outra canção que serve como exemplo disso é a composição que Phoebe fez em homenagem à Emma, filha de Ross e Rachel. Depois de toda a expectativa que ela cria, dizendo que a música é o presente de aniversário de um ano da bebê, Phoebe canta que o nome Emma causa um dilema porque poucas coisas rimam com Emma. Talvez o ator Richard Crenna? Veja aqui. 

"The Cow in the Meadow"

Para completar a tríade da sinceridade, Phoebe faz um pequeno hino vegetariano do mesmo jeito sombrio. Começando com um trecho que tem todo jeito de canção educativa - "a vaca no campo faz mu" - ela rapidamente se torna sombria na frase seguinte: "daí o fazendeiro bate na cabeça delas e mói, e é assim que se fazem hambúrgueres". Veja aqui.

"Babies"

Uma das qualidades inesperadas da Phoebe, principalmente nas primeiras temporadas, é que a sua doçura escondia uma mente que se mostrava sombria em diversas músicas. Na primeira temporada, quando a turma está no hospital aguardando o nascimento do filho de Ross e Carol, Phoebe canta uma música super sincera sobre bebês, dizendo que eles são fofos e gordinhos, mas que em pouco tempo eles crescerão e passarão a te desprezar. Veja aqui.

"Another Thing You Don't Wanna Do"

No mesmo episódio, Phoebe dá uma lição muito importante sobre sexualidade aos pequenos espectadores. Na música "Another Thing You Don't Wanna Do", ela explica que quando eles ficarem adultos, eles podem querer dormir com outras pessoas só para que eles gostem de você. Mas esta é uma das coisas que você não quer fazer! Veja aqui. 

"Two Of Them Kissed Last Night"

"Two Of Them Kissed Last Night" transmite outra qualidade da personagem: a total cara de pau que Phoebe Buffay tem ao deixar coisas tão claras. Em um episódio em que Ross está entre Julie e Rachel, a cantora apresenta uma música chamada "dois deles se beijaram ontem à noite", falando sobre um triangulo amoroso entre Betty, Neal e uma terceira com um ótimo nome, "Loolie". Veja aqui. 

"Grandma"

Um dos melhores episódios para Phoebe veio na segunda temporada, quando ela foi contratada para tocar na frente de crianças, e apresentou três músicas inequecíveis e sinceras demais. Uma delas é "Grandma", onde ela explica que às vezes a vovó fica magra demais e para de aparecer nos jantares. A canção ainda termina com a cruel frase: "a verdade é que ela morreu e um dia você vai morrer também". Veja aqui.

"Heart Attacks"

De vez em quando, Phoebe Buffay solta pérolas de sabedoria. No episódio "Aquele que Poderia Ter Sido", que explora as vidas em uma realidade alternativa, a personagem é uma executiva que trabalha na bolsa de valores, e sofre dois ataques cardíacos. O episódio termina com uma ótima canção sobre isso: "Um enfarte não é o suficiente, mas o segundo vai te libertar". Veja aqui.