25 momentos icônicos de Friends

Créditos da imagem: Friends/Warner Bros. Television/Reprodução

Séries e TV

Lista

25 momentos icônicos de Friends

Série comemora aniversário de 25 anos este mês

Julia Sabbaga
22.09.2019
09h00
Atualizada em
16.09.2019
10h56
Atualizada em 16.09.2019 às 10h56

Há exatamente 25 anos, em 22 de setembro de 1994, o primeiro episódio de Friends foi ao ar na NBC. Introduzindo a história de seis amigos em Manhattan, o piloto da série protagonizada por Jennifer AnistonCourteney CoxLisa KudrowMatt LeBlancMatthew Perry e David Schwimmer foi recebido de modo morno pela crítica, que fez comparações desfavoráveis com Ellen e Seinfeld. Na época, era difícil imaginar o fenômeno que a criação de David Crane e Marta Kauffman se tornaria.

Com o desenvolvimento da produção e a evolução de seus personagens, a química entre os seis amigos conquistou o público e crítica, se tornando eventualmente uma das séries mais bem-sucedidas de todos os tempos. Mas não é apenas por audiência ou premiações que o legado de Friends continua até hoje. Além de imortalizar penteados como o "Rachel", e influenciar produções futuras como How I Met Your Mother ou The Big Bang Theory, o impacto de Friends é percebido diretamente na cultura americana: até hoje, estudos analisam o impacto da linguagem da série no idioma inglês. 

Friends pode ser criticada - muto justamente - por diversas piadas e arcos que hoje em dia nunca iriam ao ar, e se tornou ultrapassada em diversos quesitos, que passam por falta de representatividade e homofobia. Apesar disso, o lugar da série no coração de fãs parece permanente, e a capacidade de cativar novos públicos segue impressionante. Pelo seu retrato de companheirismo e romance, e atuações memoráveis, 25 anos depois de sua estreia, Friends continua mantendo sua posição como uma das séries mais relevantes da história da TV. 

Foram 10 temporadas que marcaram a memória do público com piadas, romances, músicas, convidados e episódios especiais. Quem poderia esquecer do primeiro beijo entre Ross e Rachel? Frases como "how you doin'?" ou "nós estávamos dando um tempo!"? As piadas físicas de Ross, as frescuras de Rachel, as maluquices de Phoebe, a neurose de Mônica, as bobeiras de Joey e o sarcasmo de Chandler são coisas que nenhum fã esquecerá. Por isso, celebrando a data, vamos relembrar os 25 momentos mais marcantes da história de Friends, uma série que conquistou por mostrar seis amigos que estariam sempre lá um para o outro. E para o público também.

25. Unagi

Friends/Warner Bros. Television/Reprodução

Existem alguns movimentos de Friends que ficaram marcados na memória dos fãs, como o bate-pulsos, ou a alternativa mostrada por Ross, que balança os cotovelos na frente do pescoço. Mas talvez o mais querido seja o famoso Unagi, também conhecido como “pelinha de salmão”.

24. Os vestidos de noiva

Friends/Warner Bros. Television/Reprodução

Rachel, Phoebe e Monica têm diversos momentos divertidos juntas, mas um dos mais memoráveis é a cena em que as três se animam usando vestidos de noiva. 

23. Pivot!

Friends/Warner Bros. Television/Reprodução

Um dos momentos mais hilários de Friends envolve a teimosia de Ross em não pagar uma simples taxa de entrega. A cena memorável de Chandler e Rachel ajudando Ross e o seu insistente “Pivot!” (Vire!) é uma das mais importantes.

22. A sobremesa da Rachel

Friends/Warner Bros. Television/Reprodução

Quem poderia esquecer da famosa sobremesa da Rachel? A receita de chantilly, geléia e bife com ervilhas rendeu ótimos momentos com a reação de cada um dos personagens ao experimentar.

21. As três na varanda

Friends/Warner Bros. Television/Reprodução

Um dos momentos mais importantes da amizade entre as três é depois que Rachel fica frustrada com seu salário e encontra suas antigas amigas. Contagiadas pelo desanimo de Rach, Monica e Phoebe percebem que não tem muita perspectiva de futuro, mas com ajuda uma da outra, as três têm uma noite divertida com margaritas, pizza e uma visão do vizinho George Stephanopoulos.

20. A calça de couro

Friends/Warner Bros. Television/Reprodução

David Shwimmer é o gênio da comédia física, e Friends se aproveitou disso diversas vezes. Uma das mais memoráveis é quando ele decide usar uma calça de couro como uma das coisas novas que ele faria por dia. Por causa do calor, a tentativa definitivamente não deu certo.

19. The Lion Sleeps Tonight

Friends/Warner Bros. Television/Reprodução

Um dos momentos adoráveis da turma inteira junta é quando Ross reencontra Marcel, seu macaco de estimação. Para chamar atenção do animalzinho, o grupo inteiro canta “When The Lion Sleeps Tonight”.

18. Seven

Friends/Warner Bros. Television/Reprodução

Um dos momentos mais inesquecíveis de Mônica acontece quando a personagem tenta ajudar Chandler a ter uma boa performance sexual com Kathy. As instruções, que passam por sete zonas erógenas da mulher, deixam Chandler surpreso e se tornaram memoráveis pela atuação de Courtney Cox

17. O peru na cabeça

Friends/Warner Bros. Television/Reprodução

Seria impossível não mencionar a famosa cena em que Mônica coloca um peru na cabeça para animar Chandler, chateado com as histórias da primeira noite dos dois juntos. A cena de Mônica dançando é adorável, ainda mais porque marca o momento em que ele diz "eu te amo" pela primeira vez. 

16. O casamento de Carol e Susan

Friends/Warner Bros. Television/Reprodução

Friends pode ter ficado ultrapassado por inúmeras piadas que não seriam feitas atualmente, mas a união de Carol e Susan é um dos momentos celebrados de representatividade nas telas. O casamento da ex-mulher de Ross e sua namorada é uma cena romântica sempre boa de relembrar. 

15. A coreografia

Friends/Warner Bros. Television/Reprodução

Quem poderia esquecer da maravilhosa coreografia de Ross e Monica? Participando do programa Dick Clark's New Year's Rockin' Eve, os irmãos resolvem chamar atenção usando uma dança da infância, que muito fã já tentou copiar. 

14. A aposta

Friends/Warner Bros. Television/Reprodução

Um dos melhores episódios de Friends é "Aquele dos Embriões", em que Monica e Rachel apostam com Joey e Chandler em um jogo de qual dupla conhece melhor a outra, e as garotas perdem o apartamento. Além de marcar um período de apartamentos trocados, o episódio também eternizou termos como "Chanandler Bong" e "Transponstro". 

13. A Rachel desceu do avião

Friends/Warner Bros. Television/Reprodução

Fãs discutem sobre o destino de Rachel e se ela deveria ou não ter abandonado a chance de trabalhar em Paris por Ross. Mas a cena em que Ross vira e vê que ela desceu do avião é certamente uma das mais emocionantes da série. 

12. O vídeo da formatura

Friends/Warner Bros. Television/Reprodução

Friends revelou o visual dos protagonistas no passado pela primeira vez na segunda temporada, quando os amigos assistem o vídeo da formatura e relembram os tempos de colégio de Rachel, Monica e Ross. O momento é inesquecível não apenas por dar a primeira amostra do passado mas por resultar na reunião de Rachel e Ross, também imortalizando a frase de Phoebe "ele é a lagosta dela". 

11. A união de Chandler e Mônica

Friends/Warner Bros. Television/Reprodução

A união de Chandler e Mônica surpreendeu não apenas os fãs como os roteiristas da série, que nunca esperavam que o casal desse certo. Mas o público nunca vai esquecer a química dos dois desde o primeiro momento, quando são vistos juntos na cama em Londres. 

10. Quando Phoebe descobre

Friends/Warner Bros. Television/Reprodução

A sequência dos amigos descobrindo o relacionamento secreto entre Chandler e Monica rendeu ótimos momentos, mas nenhum supera a cena em que Phoebe vê os dois na janela, Rachel tenta acalmá-la, e a dupla tenta distrair Ross. Os gritos e pulos do trio são inesquecíveis. 

9. "Smelly Cat"

Friends/Warner Bros. Television/Reprodução

A inesquecível música da Phoebe marcou diversos momentos durante as 10 temporadas, incluindo uma ótima cena que mostra todos os personagens cantando uma frase da canção. Mas talvez o mais marcante seja o videoclipe da música, que traz a personagem sendo dublada por uma cantora. 

8. Chandler e Monica são escolhidos

Friends/Warner Bros. Television/Reprodução

Chandler e Monica tiveram dificuldades para ter um filho, o que gerou um dos arcos comoventes de Friends, já que a personagem sempre declarou sua vontade de ser mãe, desde o começo da série. Por isso, quando os dois são escolhidos por Erica no processo de adoção, a emoção é forte. 

7. O nascimento de Emma

Friends/Warner Bros. Television/Reprodução

O parto de Rachel durou mais de 40 horas e rendeu dois ótimos episódios. O nascimento de Emma marcou uma nova fase na série, incentivando mais uma vez o romance entre Ross e Rachel. 

6. A briga de Chandler e Joey

Friends/Warner Bros. Television/Reprodução

Chandler e Joey são, possivelmente, os maiores amigos entre os seis personagens. Por isso que quando os dois brigam, na quarta temporada, porque Chandler beijou a namorada de Joey, Kathy, o momento é tão marcante.

5. "Aceito você, Rachel"

Friends/Warner Bros. Television/Reprodução

O ato falho de Ross, de dizer o nome de Rachel ao invés de Emily no altar, é certamente uma das frases mais memoráveis de Friends. 

4. Phoebe e os trigêmeos

Friends/Warner Bros. Television/Reprodução

Phoebe é uma das personagens que mais se desenvolve durante as dez temporadas, amadurecendo muito desde o primeiro ano, quando era uma hippie esquisita, até o último episódio. Um dos acontecimentos mais importantes da sua vida e da série é quando ela dá luz aos trigêmeos de seu irmão. 

3. O pedido de casamento

Friends/Warner Bros. Television/Reprodução

O casal Chandler e Monica surpreendeu muitos fãs, mas acabou como uma das duplas mais queridas de Friends. O pedido de casamento dos dois, que após uma briga acaba fazendo com que Mônica proponha para Chandler antes que ele se ajoelhe, é talvez o momento mais romântico da série. 

2. "Nós estávamos dando um tempo!"

Friends/Warner Bros. Television/Reprodução

A frase "Nós estávamos dando um tempo!" (We were on a break!) é possivelmente a mais dita durante as 10 temporadas, talvez atrás de "como vai você?" (How you doin'?), a cantada famosa do Joey. Dita pela primeira vez por Ross no episódio "Aquele sem a Viagem Para Esquiar", o bordão é seu maior argumento na briga com Rachel, e a questão da traição é um assunto discutido até hoje, que qualquer fã que se preze tem sua opinião. 

1. O beijo de Ross e Rachel

Friends/Warner Bros. Television/Reprodução

O primeiro beijo entre Ross e Rachel, que acontece no sétimo episódio da segunda temporada, é inesquecível. O momento romântico não apenas foi antecipado desde o primeiro episódio da série como foi muito bem construído, após desentendimentos diversos entre os dois.