Friends | Por que a série não deve deixar a Netflix Brasil tão cedo assim

Créditos da imagem: Friends/NBC/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Friends | Por que a série não deve deixar a Netflix Brasil tão cedo assim

Exclusividade ao HBO Max é garantida nos EUA, mas acordos de licenciamento mudam a situação na América Latina

Arthur Eloi
09.07.2019
20h07

Meses após a Netflix pagar US$100 milhões para manter Friends no catálogo, a sitcom deixará a plataforma a partir de 2020. Acontece que a WarnerMedia, empresa dona dos direitos da série clássica, está para abrir seu próprio serviço de streaming, o HBO Max - saiba mais.

O serviço inédito vêm sendo planejado há um certo tempo, e a saída de Friends dos concorrentes sempre foi um ponto discutido: na Netflix a comédia ainda é uma das mais assistidas ao lado de The Office (outra que também deixará o catálogo dos EUA em breve), ao ponto da empresa estar bem disposta a colocar dinheiro para mantê-la em casa - mas é exatamente este motivo que faz o seriado tão valioso para a detentora dos direitos.

Acontece que a Netflix é a líder do segmento, então a WarnerMedia deverá apelar bastante para conquistar seu espaço nesse mercado - que só ficará mais disputado com a chegada de outros, como o Disney+. Logo em fevereiro de 2019, Kevin Reilly, executivo da empresa, já falava do line-up do HBO Max[via TV Line] : "Você pode esperar que as séries premiadas da Warner [como FriendsBig Bang Theory e os programas da DC na CW] eventualmente cheguem ao novo serviço. E compartilhar conteúdo não é um bom modelo de negócios. Acredito que eles devem ser exclusivos à nova plataforma."

Agora a decisão foi confirmada, e Friends tem seus dias contados na casa atual - mas, é importante dizer, apenas nos Estados Unidos por enquanto. A Netflix lida com diferentes acordos de licenciamento por país em que opera, logo raramente há essa equivalência entre o que ocorre lá fora com o que acontece no Brasil. É por conta disso, por exemplo, que o catálogo nacional é tão diferente do norte-americano, ou europeu. Um exemplo disso pode ser Riverdale: enquanto a série é transmitida no Brasil pela Warner Channel e, portanto, só chega à Netflix um ano após sua exibição na TV, no Canadá o programa é um Original Netflix, e tem episódios transmitidos semanalmente na plataforma digital.

O Omelete entrou em contato com a Netflix Brasil, mas não recebeu posicionamento até a hora da publicação do artigo. Essa seção será atualizada assim que surgirem atualizações!

Além disso, dificilmente o serviço da WarnerMedia terá lançamento mundial simultaneo - mesmo uma corporação gigantesca e robusta como a Disney está prometendo trazer sua plataforma para a América Latina só após 2021, enquanto a chegada nos EUA acontece logo no fim de 2019. Uma decisão desse porte não só envolve os já-citados acordos de licenciamento locais, como também toda uma infraestrutura, estudo das conexões, adaptação para a cultura e lingugagem do local e por ai vai.

Dessa forma, para os espectadores brasileiros, Friends - e outras já confirmadas com exclusividade para o HBO Max, como Um Maluco no Pedaço e Pretty Little Liars - continuarão onde estão - mas só por enquanto. Planeje suas maratonas de acordo.

Esse artigo foi originalmente publicado em 12 de fevereiro de 2019, mas passou por atualizações para melhor refletir as mudanças na situação com o anúncio da exclusividade de Friends ao HBO Max.