Séries e TV

Artigo

The Flash e Arrow e as transformações na mitologia das séries da DC

Comentamos os acontecimentos dos últimos episódios das séries de heróis; cuidado com os spoilers!

Natália Bridi
21.03.2015, às 16H31
ATUALIZADA EM 29.06.2018, ÀS 02H37
ATUALIZADA EM 29.06.2018, ÀS 02H37

Como prometido, os últimos episódios deThe Flash Arrow apresentaram o início de grandes transformações nas séries. Vamos comentar brevemente os acontecimentos e suas consequências a seguir, então cuidado com os spoilers.

None

The Flash

Depois do intervalo exato de um mês, "Out of Time" concretizou uma antiga promessa de Flash: a viagem no tempo. Harrison Wells (Tom Cavanagh), que já havia assumido ser o Flash Reverso, agora revelou o seu verdadeiro nome, Eobard Thawne. Também conhecido como Professor Zoom, o personagem surgiu nas HQs em 1963 e teve sua origem alterada diversas vezes. Pelo que foi mostrado até agora, a série deve manter o básico, com o vilão, fã do lendário Barry Allen, vindo do futuro, no século 25, para moldar a história do herói. A adoração já levara Thawne a replicar em si mesmo os poderes do Flash.

Na conversa com Cisco (Carlos Valdes), Wells/Thawne revela estar preso naquela linha temporal desde a morte de Nora Allen. O propósito da viagem, porém, não teria sido matar a mãe de Flash, mas o próprio velocista escarlate (não fica claro, contudo, se o alvo era o Barry criança ou o Barry adulto, também presente na cena). O vilão, que explicou ser um "parente distante" do detetive Eddie Thawne (Rick Cosnett), também elucidou como apanhara de si mesmo em "The Man in the Yellow Suit". Tratava-se de uma gravação e do uso da "velocidade espelhada", criando a ilusão de que estava em dois lugares ao mesmo tempo. O assassinato de Cisco mostrou outro dos poderes do Flash Reverso, a capacidade de vibrar as moléculas do seu braço até o coração do seu oponente, o que abre também a possibilidade do vilão e Flash atravessarem objetos sólidos (como paredes, por exemplo).

A grande questão do episódio, porém, é como funcionarão as idas e vindas no tempo na série. Em "Fallout", Barry já havia conversado com o professor Martin Stein (Victor Garber) sobre a possibilidade de viajar no tempo e Stein apresentou a sua teoria sobre uma "estrada" contínua que permitiria circular entre o passado e o presente (veja no vídeo abaixo). Quando Barry corre para evitar o ataque do Mago do Tempo (Liam McIntyre) ele cria uma quantidade suficiente de energia que o permite entrar nessa "estrada".

O episódio também estabeleceu que viajar no tempo não implica na coexistência de dois Flashs. Quando os Barrys chegam ao mesmo ponto, uma das versões se dissolve e o episódio "Rogue Time" mostrará o herói vivendo o mesmo dia novamente (sem saber da revelação de Wells, da futura morte de Cisco e perdendo o seu momento com Iris). O que não fica, claro, porém, é se as viagens criarão diferentes linhas temporais. No final de "Out of Time", quando Barry se dá conta de que voltou no tempo, a realidade que o cerca parece levemente alterada (veja na imagem abaixo, via Screen Rant). Pode ser apenas um erro de continuidade ou um indício de futuras reviravoltas (quem sabe até algo como Flashpoint?).

"Rogue Time" vai ao ar em 24 de março nos EUA com os retornos de Wentworth Miller e Dominic Purcell como Capitão Frio e Onda Térmica (dupla que acaba de ser confirmada na série derivada, veja mais ao final do texto) e a promessa de um novo arco para Eddie Thawne, que pode encontrar o seu lado sombrio na série; confira no teaser do episódio:

None

Arrow

"The Offer" deu um novo passo no desenvolvimento da mitologia da série do Arqueiro Verde. Como o produtor Marc Guggenheim havia prometido, o programa começará a trabalhar com elementos sobrenaturais, começando com o Poço de Lázaro, visto em ação ao curar um ferimento na mão de Ra's Al Ghul. Ficou estabelecido, porém, que o banho químico tem limitações e não funciona eternamente. Segundo Ra's Al Ghul, é por isso que ele está em busca de um substituto e Oliver Queen se encaixaria dentro da profecia de que o homem que sobrevivesse a sua lâmina tomaria o seu lugar.

Oliver descobre ao longo do episódio que Ra's Al Ghul não fez apenas uma proposta, mas uma exigência. Ao final de "The Offer", vestido como o Arqueiro, Ra's mata um grupo de criminosos, deixando apenas um para contar a história, o que pode significar novos problemas para Oliver com a polícia. O próximo episódio, "Suicidal Tendencies", deve mostrar as consequências disso e focar na nova aparição do Esquadrão Suicida (com Cupido como novo membro) e no confronto entre o Arqueiro Verde e Eléktron (Atom). Veja o teaser do episódio que vai ao ar em 25 de março:

A Misteriosa Série Derivada

Além de introduzir a viagem no tempo e o sobrenatural Poço de Lázaro -, os episódios de Flash e Arrow estabeleceram uma espécie de vida extra para os personagens. Algumas mortes podem não ser definitivas, o que explicaria a presença de Caity Lotz (a Canário original) no elenco da misteriosa série derivada da CW, Essa fato também pode tirar o peso de uma possível morte de personagem prometida para o episódio 19, "Broken Arrow". Os próximos eventos das duas séries devem dar mais pistas do que será visto no programa derivado.

Além de Lotz, o elenco já tem confirmados Brandon Routh (Atom), Victor Garber (Dr. Martin Stein), Wentworth Miller (Capitão Frio) e Dominic Purcell (Onda Térmica). Não há detalhes sobre a trama, mas sabe-se que o programa apresentará três personagens importantes da DC Comics que ainda não apareceram em nenhuma das séries do canal.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.