Filmes
Artigo
Zé Carioca, 80 anos de um "alô"
No aniversário do personagem, relembre seu nascimento e o contexto da época
3 min de leitura
Pato Donald, um turista estadunidense, chega ao Brasil e dá de cara com um papagaio. Estende a mão e ganha um abraço. Está aí o cartão de visitas do Brasil na primeira aparição de Zé Carioca, personagem criado por Walt Disney e apresentado no média-metragem Alô Amigos (Saludos Amigos, 1942), de 42 minutos.
A estreia do filme e, consequentemente, do personagem brasileiro, aconteceu no dia 24 de agosto de 1942, há exatos 80 anos. E a première mundial aconteceu aqui, no Rio de Janeiro. O filme só foi chegar aos cinemas dos Estados Unidos no ano seguinte, em fevereiro de 1943, cerca de um mês antes do Oscar daquele ano, em que a animação concorreu a três troféus: Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original ("Saludos Amigos") e Melhor Mixagem de Som.
Continua depois da Publicidade
Antes do Zé
O Rio de Janeiro é apresentado como "uma cidade de beleza incrível, em um cenário perfeito". Enquanto o filme se derrete pela metrópole fluminense, mostra cartões postais como o Pão de Açúcar, o Corcovado com o Cristo Redentor e as praias de Copacabana, com seus mosaicos nas calçadas e das imagens desenhadas pelos artistas da Disney surge "Aquarela do Brasil". Ao som da música de Ary Barroso, os quadros pintados vão ganhando novas formas em um lindo curta-metragem de 7 minutos. Bananas viram tucanos, flores viram corais e tinta escorrendo se torna um casal de flamingos.
É desta aquarela que aparecem o Pato Donald e, depois, Zé Carioca.
Continua depois da Publicidade
Chamado nos EUA de Joe Carioca, a ave de cartola e gravata borboleta apresenta ao pato brigão o samba - com o som de "Tico-Tico no Fubá" - e a cachaça. Ao beber a nossa aguardente, o fogo desce pela sua garganta e sai pela boca uma labareda que acende o charuto do papagaio. Sim, é um desenho para crianças e tudo isso era engraçado na época, sem o politicamente correto. Por isso há um aviso antes do filme começar explicando que há estereótipos, com representações negativas de pessoas ou culturas, mas que decidiu-se por manter a obra como foi criada.
Tudo acaba em samba
Em Alô Amigos, Donald e seu novo amigo terminam a animação em um clube de samba na Urca. Mas a amizade rendeu aos dois um outro filme juntos, Você Já Foi à Bahia? (The Three Caballeros), de 1944, que contou com a presença de Aurora Miranda (irmã de Carmen Miranda) deixando o pato apaixonado ao cantar e dançar "Os Quindins de Iaiá". Aliás, este foi o primeiro longa-metragem a misturar pessoas de verdade com personagens animados e foi lançado no aniversário de 10 anos do Pato Donald.
Continua depois da Publicidade
Não foi um elogio gratuito
Continua depois da Publicidade
Mas vamos trazer também um pouco do contexto geopolítico da época: Estamos no meio da Segunda Guerra Mundial e a visita de Walt Disney em pessoa e alguns de seus artistas era uma forma dos EUA estenderem a mão à América Latina (além do Brasil, o desenho mostra também um segmento com o Pateta Gaúcho, nos pampas argentinos, e Donald andando pelo Peru) e, assim, afastar os países das ideologias nazi-fascistas já bastante disseminadas por aqui na época.
Continua depois da Publicidade
Independente dos motivos de sua criação: Parabéns pelos 80 anos, Zé Carioca.
Lembro de ler muito gibi do Zé Carioca quando era moleque. Dos gibis da Disney, era um dos que eu mais curtia. E você?
Publicidade