Os 10 mutantes mais poderosos dos X-Men
Conheça os personagens do universo de Stan Lee que ninguém curtiria ter de enfrentar
Créditos da imagem: Reprodução
Lançada em 1963 por Stan Lee, a franquia X-Men é uma fonte inesgotável de entretenimento, criatividade e fantasia de primeira qualidade, que começou nos quadrinhos e aos poucos foi se expandindo para outros formatos, como séries de animação e longas live-action.
Sua popularidade é tamanha que foi capaz de furar a bolha da cultura geek e firmar-se entre os grandes ícones do imaginário popular internacional. Dificilmente haverá hoje quem não conheça, mesmo que superficialmente, ao menos alguns de seus enredos e personagens.
Para quem, entretanto, não se satisfaz com mergulhos rasos nesse universo tão rico, o Omelete preparou esse ranking dos dez mais poderosos X-Men, relacionando-os em ordem crescente de força – isto é, do menos intimidador ao mais forte e praticamente invencível.
Acompanhe:
10. Vulcano
Irmão caçula de Devastação e de Ciclope – e também herdeiro do império de Shi-ar –, Vulcano foi literalmente arrancado do ventre materno e envelhecido artificialmente.
Seus dons incluem, além da força sobre-humana, a resistência psiônica e a capacidade de manipular energias.
9. Kid Omega
Além da super-força que possui, este mutante nível Ômega está entre os mais evoluídos nas práticas da telecinese e da telepatia – o que, somado à sua inteligência psíquica, torna-o extremamente difícil de derrotar.
8. Gloriana
Dispõe de uma imensa lista de dons à sua disposição: força sobre-humana, multilinguismo intuitivo, adaptação ambiental, sentidos aprimorados, mimetismo de poder, manipulação elemental, explosões de energia… Ufa!
Sua grande força, porém, está na capacidade de assumir a forma de qualquer criatura viva, mesmo aquelas que só existem na imaginação.
E o mais interessante disso tudo: quando muda de forma, Gloriana adquire os poderes próprios do ser em que se transformou. Você a encararia?
7. Legião
Se o protagonista do filme Fragmentado (2016) fosse um mutante, definitivamente seria este.
Como seu próprio codinome indica, Legião sofre transtorno dissociativo de identidade – ou seja, possui múltiplas personalidades, e seus poderes variam de acordo com cada uma delas.
A Personalidade 5, por exemplo, pode manipular o tempo e a realidade. Alguns de seus “eus” possuem poderes ilimitados, o que faz de Legião um personagem completamente imprevisível.
6. Darwin
Tem na capacidade adaptativa seu maior diferencial. Quando em meio ao fogo, a pele de Darwin torna-se imune às chamas; se diante da mais completa escuridão, ele desenvolve visão noturna; até mesmo ao toque mortal de Hera o ‘mutante da evolução’ foi capaz de sobreviver!
5. Professor Xavier
Embora também seja telecinético, é nos poderes telepáticos que o líder dos X-Men faz e acontece como ninguém.
Xavier é capaz não apenas de ler os pensamentos das pessoas, mas também de dialogar mentalmente com elas e até de assumir o controle total ou parcial de suas mentes, manipulando-as como marionetes para se comunicar com terceiros.
4. Krakoa
Trata-se não de uma pessoa, mas sim de uma ilha, com vida e consciência próprias!
Localizada no meio do Oceano Pacífico, Krakoa passou a ser usada como refúgio por vários dos X-Men, a quem costuma proteger diligentemente quando estão abrigados sob suas estruturas.
Armas para isso não lhe faltam: além de bloquear e drenar quaisquer poderes mutantes em seu território, a ilha pode produzir de suas próprias estranhas criaturas semi-humanoides gigantescas, que atuam segundo as diretrizes e interesses da inteligência que as criou.
3. Powerhouse
Filho do Sr. Fantástico e da Mulher Invisível (membros do Quarteto Fantástico), superou em muito as habilidades dos pais.
Seu poderio inclui a capacidade de voar, de ler pensamentos alheios, mover objetos sem tocá-los, manipular a realidade à sua volta e, de quebra, ter premonições do futuro através de seus sonhos. Impressionante!
2. Jean Grey
Mais do que uma simples telepata, tem seu principal dom na chamada Força Fênix, que lhe permite, além de voar, criar campos energéticos ao redor dos demais e controlar outros seres tão ou mais poderosos do que ela.
1. X-Man
Foi criado pelo Senhor Sinistro para ser o mutante mais poderoso que já existiu – e cumpriu esse objetivo com louvor. X-Man não é apenas um mutante, mas praticamente uma divindade.
Gerado a partir de uma mescla dos DNAs de Jean Grey e Ciclope, tem em seu arsenal vários poderes comuns da espécie mutante – como a telecinese, a superforça e a velocidade sobre-humana – numa versão de potência extrema, além de outras habilidades perigosamente raras, como a manipulação de memória, o rastreamento telepático e a manipulação do tempo.
Seu poder é tão imensurável que X-Man já foi capaz de destruir todos os X-Men de uma vez só, criando depois disso uma nova realidade. Quem será que se atreveria a enfrentá-lo?