Woody Allen perde primeira fase judicial do processo contra Amazon Studios

Créditos da imagem: Ander Gillenea/AFP

Filmes

Notícia

Woody Allen perde primeira fase judicial do processo contra Amazon Studios

Diretor moveu ação após perder distribuição de A Rainy Day in New York

31.07.2019, às 15H38.

Woody Allen perdeu uma primeira batalha judicial do seu processo movido contra a Amazon Studios, que decidiu não distribuir o seu último filme, A Rainy Day in New York, por conta das acusações de assédio sexual envolvendo o diretor que ressurgiram recentemente [via The Wrap]. 

Anteriormente, Allen tinha um contrato com a Amazon Studios para a distribuição de cinco de seus filmes - e A Rainy Day in New York seria o terceiro deste acordo, com previsão de estreia para 2018. Ai o projeto começou a ser adiado e então sequer ganhou nova data. Já em agosto, especulava-se que o longa nem seria lançado, com a empresa evitando se comprometer após o auge dos movimentos #MeToo e Time's Up: como resposta, parte do elenco - composto por Timothée ChalametSelena GomezJude LawElle FanningLiev Schreiber e Diego Luna - doou seus salários para instituições que ajudam sobreviventes de assédio e violência sexual.

Em decisão anunciada hoje, 31, a juíza Denise Cote determinou que o diretor não pode processar o estúdio por diversos projetos, mas poderá continuar na empreitada se mover ações individuais para cada um dos filmes que a Amazon Studios não lançou. Desde o início do caso, o estúdio tem descrito sua decisão de não continuar a parceria do diretor como "justificável", baseando-se nas alegações de assédio e no comportamento de Allen ao confrontar as acusações. 

Cote dispensou duas outras ações de Allen: de que a Amazon quebrou uma cláusula de boa-fé e de "enriquecimento injusto" pela parte da empresa, alegando que as duas ações são redundantes.

A Rainy Day in New York segue sem data de lançamento prevista. Enquanto isso, o diretor já iniciou as filmagens de seu próximo filme, ainda sem detalhes revelados, na Espanha. O longa confirmou Christoph Waltz Louis Garrel no elenco.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.