Filmes

Lista

Vingadores: Ultimato | Título já foi citado em dois filmes anteriores da Marvel

Especulação dos fãs era real

Arthur Eloi
07.12.2018
18h00
Atualizada em
08.12.2018
10h58
Atualizada em 08.12.2018 às 10h58

O título de Vingadores 4 foi oficialmente confirmado como Endgame nos Estados Unidos, mas os fãs já especulavam isso há certo tempo. Acontece que o termo já foi utilizado algumas vezes nos filmes da Marvel - mesmo com os diretores Joe e Anthony Russo negando que seria tirado de um dos longas.

A primeira vez que isso aconteceu foi em Era de Ultron. Na cena em questão, os Vingadores passam a questionar as ações de Tony Stark (Robert Downey Jr), responsável pela criação do Ultron.

Stark tenta se defender, citando a invasão de Nova York como um exemplo da necessidade da equipe em se modernizar - afinal de contas, o que aconteceria no caso de uma outra invasão sem a intervenção dos heróis? "Aquilo que está lá em cima", diz Stark sobre o buraco que se abriu sob a cidade, de onde saíram os aliens. "Aquilo é o fim de jogo". A escolha é ainda mais curiosa quando se leva em conta que o ataque foi comandado por ninguém menos que Thanos - muito antes dele tornar-se um personagem recorrente no MCU.

Já a segunda vez foi quando os fãs passaram a especular sobre o título. Em Guerra Infinita, após Thanos obter cinco das seis Jóias do Infinito, Stark está ferido e em choque pela batalha em Titã.

Indignado, ele vira para o Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) e questiona a escolha do Mago Supremo em entregar a Jóia do Tempo para o vilão. Ele apenas responde: "Agora, estamos no fim de jogo."

No Brasil, o filme se chamará Vingadores: Ultimato e chega em 25 de abril de 2019.