Filmes

Lista

Vingadores: Guerra Infinita | 30 segredos e easter eggs do filme [CUIDADO COM SPOILERS]

Retorno de personagens, referência a HQs clássicas e mais

Fábio de Souza Gomes
26.04.2018
15h04
Atualizada em
05.05.2018
11h00
Atualizada em 05.05.2018 às 11h00

CUIDADO COM SPOILERS! 

Vingadores: Guerra Infinita finalmente chegou aos cinemas e conta com diversas referências a filmes antigos da Marvel, quadrinhos históricos da Casa de Ideias e diversos outros easter eggs que tornam o filme ainda mais impressionante para o espectador. 

Muitos desses segredos são spoilers, então, cuidado. 

Confira 30 segredos de Vingadores: Guerra Infinita:

30 - Nós temos um Hulk

Em uma das primeiras cenas do filme, Loki faz referência direta a um momento histórico do Universo Marvel. No primeiro filme do grupo de heróis, quando Loki está ameaçando Tony Stark com seu exército, o herói responde: “Nós temos um Hulk”. Quando o personagem interpretado por Tom Hiddleston encontra Thanos, ele repete a mesma fala para o Titã.

29 - Morte de Loki

O longa tem citação a diversas produções da Marvel, que vão muito além de Vingadores. Enquanto está falando com Rocket, Thor explica que seu irmão já morreu outra vez – lembrando os eventos de Thor: O Mundo Sombrio que foram parodiados em uma peça em Thor: Ragnarok. Porém, agora o Deus do Trovão diz que aparentemente dessa vez ele morreu de vez.

28 - Surfista Prateado trocado por Bruce Banner

No quadrinho Desafio Infinito, o Surfista Prateado cai dentro do Sanctum Sanctorum e avisa que Thanos está chegando na Terra. No filme a cena é praticamente a mesma, mas o longa troca o herói pelo Hulk, que volta a ser Bruce Banner para avisar que o vilão está à caminho do planeta.

27 - Morgan Stark

Quando Tony Stark está conversando com Pepper Potts sobre a possibilidade de terem um filho, ele comenta que o bebê pode chamar Morgan em ‘homenagem ao tio doido’ dela. Nos quadrinhos, o Homem de Ferro conta com um primo vingativo chamado Morgan Stark – um homem que acredita que Howard Stark, o pai de Tony, trapaceou o irmão e ficou com toda a fortuna pra si.

26 - Bleeding Edge

Ainda no começo do filme, Pepper Potts reclama que Tony Stark implantou um novo reator em seu peito apesar de não precisar mais de um – como foi mostrado em Homem de Ferro 3. Ele fez isso pois sua nova armadura utiliza nanotecnologia e é muito semelhante a uma chamada Bleeding Edge nos quadrinhos, que é controlada mentalmente pelo herói e é “guardada” dentro do seu corpo.  

25 - Celular de Flip

Ao final de Guerra Civil, a carta que Steve Rogers escreve para Tony Stark vem acompanhada por um celular caso o Homem de Ferro queira entrar em contato com ele. O celular de flip que o herói usa no filme é justamente o mesmo que lhe foi entregue no longa anterior.

24 - Homem-Formiga e Gavião Arqueiro

Duas das principais ausências do filme foram brevemente explicadas na cena onde o Capitão e sua equipe de renegados voltam para o QG dos Vingadores. A ausência é explicada melhor em uma HQ prelúdio, que mostra o Gavião Arqueiro junto com sua família após receber a aprovação de Steve Rogers para se aposentar. Ao mesmo tempo, Scott Lang aparece junto com sua filha, Cassie.

23 - “Destruição” de Mantis e Drax

No filme, para mostrar o poder da Joia da Realidade, Thanos faz com que Drax vire vários cubos e Mantis se transforme em uma espécie de fita. A cena foi totalmente inspirada nos quadrinhos, onde o Titã mostra seu poder e destrói Nebulosa e Eros (seu irmão) da mesma maneira.

22 - Rompe-Tormentas/Jarnbjorn

O Rompe-Tormentas é o nome do martelo de ninguém menos que Bill Raio Beta, herói que começou como um rival de Thor e, eventualmente, virou um de seus principais aliados. No filme, o artefato construído pelo anão Eitri, único sobrevivente dos anões de Nidavellir que é vivido por Peter Dinklage. Porém, ao invés de um martelo, ele constrói um machado que se assemelha bastante com Jarnbjorn, arma construída pelos anões e que nas HQs o herói utiliza quando é incapaz de erguer o Mjolnir. Recentemente, o machado reapareceu no arco Thor Indigno – leia mais.

21 - Eu quero esse braço

Outra citação aos antigos filmes da Marvel. Em Guardiões da Galáxia, Rocket pede para Peter Quill conseguir a perna de um dos presos na cena onde o grupo escapa da prisão. Agora, a fixação do guaxinim por membros humanos postiços continua e ele se promete conseguir o braço de metal usado por Bucky na batalha de Wakanda.

20 - Final de Desafio Infinito

A HQ utiliza diversas referências a Desafio Infinito, publicação que mostra Thanos reunindo todas as Joias do Infinito e lutando contra os principais heróis do universo. Especialmente o final! Nas últimas páginas da publicação, ele aparece sentado em um campo, tranquilo, contemplando seus feitos. O filme acaba da mesma maneira.

19 - Estalar de dedos

Um dos momentos mais marcantes de Thanos nesse mesmo quadrinho é quando ele estala os dedos para mostrar todo o seu poder com a Manópla do Infinito. Além do momento ser repetido no final do filme, Gamora e o próprio Titã explicam o poder da manopla estalando os dedos.

18 - Morte do Visão

Ainda em Desafio Infinito, a morte do Visão lembra muito o que aconteceu nos quadrinhos, mas com algumas diferenças. Na HQ, Thanos arranca os circuitos do robô pelo peito, enquanto que no filme ele arranca a joia da mente pela cabeça do herói.

17 - Teia no rosto de Thanos

Os irmãos Russo realmente usaram vários momentos do quadrinho Desafio do Infinito. No quadrinho, o Aranha joga uma teia no rosto no vilão – assim como o jovem Teioso faz no filme.

16 - Filme velho do Aranha

Mais uma citação ao outro grande evento do Universo Marvel, Capitão América: Guerra Civil. Durante a batalha do aeroporto, o Homem-Aranha pergunta para seus aliados se eles viram um filme bem antigo chamado Star Wars: O Império Contra-Ataca para executar um de seus planos. Agora, ele volta a citar um filme antigo com Alien, O Resgate, para acabar com um dos membros da Ordem Negra.

15 - Thanos é tratado como um Deus

Ao contrário do que muitos fãs esperavam, os membros da Ordem Negra não são filhos de Thanos. Eles se chamam filhos de Thanos pois tratam o Titã como uma espécie de Deus e cada servo dele é considerado seu filho – como se fosse uma religião (no início do filme, inclusive, um deles fala para os mortos que todos eles eram agora filhos de Thanos). O único ser que o Titã realmente considera sua filha é Gamora, única pessoa que ama no Universo. Nem mesmo Nebulosa recebe o mesmo carinho de Gamora. 

14 - Exército de Chitauri

Os monstros alienígenas que invadiram Nova York no primeiro Vingadores apareceram mais uma vez. Os Chitauri aparecem na cena de flashback quando Thanos está “adotando” Gamora e destruindo metade da população de seu planeta natal.

13 - Lobo Branco

O povo de Wakanda chamou Bucky Barnes pela primeira vez de Lobo Branco na cena pós-crédito de Pantera Negra e a referência fica ainda mais clara no novo filme. Nos quadrinhos, o Lobo Branco é um órfão que é adotado por T’Chaka, pai de T’Challa.

12 - Joguinho do Groot

Ao longo do filme, Groot não desgruda os olhos de um antigo vídeo-game. Aparentemente, ele está jogando Space Defender e essa seria uma citação direta ao primeiro Vingadores – onde um dos funcionários da SHIELD está jogando Galaga durante o discurso de Tony Stark.

11 - Cena pós-crédito

Um dos momentos mais importantes do filme. Após Nick Fury bater o carro, ele imediatamente começa a procurar um aparelho especial, um bip modificado que usa para mandar uma mensagem para a Capitã Marvel. O filme da heroína se passa nos anos 90, época onde os bips eram populares. Será que ele mandou uma mensagem para o passado?

10 - Cameron Klein

Antes de desaparecer, Nick Fury pede para ligarem para um agente chamado Klein. Apesar de parecer um nome inédito, Cameron Klein já apareceu algumas vezes no Universo Marvel. Em Capitão América: Soldado Invernal, ele é o agente que se recusa a ajudar Ossos Cruzados e fica do lado de Steve Rogers. Ele já havia feito uma pontinha em A Era de Ultron e, agora, deve ter papel fundamental no futuro da Marvel no cinema.

9 - Arrested Development

Um dos easter eggs mais difíceis de encontrar no filme. Muitos sites garantem que a homenagem ao seriado aparece na cena do colecionador – onde um homem azul de óculos aparece sentado no local destruído. Ele é uma referência direta a Tobias, personagem de David Cross que tem uma obsessão pelo Blue Man Group.    

8 - Aranha de Ferro

O uniforme do Aranha de Ferro apareceu pela primeira vez no final de Homem-Aranha: De Volta ao Lar e, agora, ganha espaço no novo longa dos Vingadores. Ao contrário do quadrinho, onde o herói conta com apenas três patas, o uniforme criado por Stark conta com quatro patas extras, mas é tão intuitivo quanto era nas HQs.

7 - Capitão América com o uniforme desgastado

Steve Rogers aparece com o uniforme de Guerra Civil completamente desgastado e sem os principais símbolos do herói, como a estrela em seu peito. Recentemente, os irmãos Russo divulgaram que essa versão do Capitão seria o Nômade – que nos quadrinhos é um herói sem pátria – leia mais.

6 - Uniforme Bucky

Outra referência clara a Capitão América: O Primeiro Vingador está na roupa utilizada por Bucky na guerra decisiva realizada em Wakanda. A roupa é a mesma que o soldado usa quando luta ao lado de Steve Rogers no primeiro filme do herói.

5 - Caveira Vermelha

Ele está vivo! Ao final de Capitão América: O Primeiro Vingador, o vilão pega o cubo cósmico e muitos acreditaram que ele havia sido destruído, enquanto uma parcela dos fãs criou uma teoria de que o Caveira Vermelha havia sido transportado para um outro planeta por conta da joia do espaço. E a teoria se provou verdadeira. No filme, ele aparece como uma entidade que protege a joia da alma e serve como um guia para Thanos conseguir o artefato. 

4 - Vormir e a Joia da Alma

O planeta da Joia da Alma é o local que desmentiu todas as teorias envolvendo o artefato. Fãs teorizaram que ela estaria em Wakanda, que poderia estar com Adam Warlock, que poderia ser o coração de Steve Rogers e todo tipo de teoria surgiu nos últimos anos. Mas todas foram desmentidas. Vormir, acima de tudo, faz parte da galáxia Kree nos quadrinhos. A raça tem ligação direta com a origem da Capitã Marvel e são rivais históricos dos Skrulls – que serão introduzidos em breve no Universo Marvel.

3 - Vingadores originais vivos

O filme contou com diversas baixas, mas todos os Vingadores originais ficaram vivos. Tony Stark, Viúva Negra, Bruce Banner, Thor e o Capitão América não foram destruídos após Thanos estalar seus dedos. A única dúvida é em relação ao destino de Clint Barton, o Gavião Arqueiro, que não chegou a aparecer no filme.

2 - Doutor Estranho sabe o futuro

Durante o filme, o Doutor Estranho vê 14 milhões de futuros possíveis e em somente um os Vingadores conseguiam sair vencedores. Apesar de ter garantido que preferia deixar o Homem de Ferro e o Aranha morrer a entregar a Joia do Tempo, ele entrega a Joia para Thanos e impede a morte de Tony Stark. Apesar de ter parecido um ato de misericórdia, antes de morrer ele fala para Tony: “esse era o único jeito”. É possível que o herói tenha se sacrificado – e sacrificado a joia – para que o único futuro onde os heróis vencem aconteça.

1 - Como Thanos conhece Tony Stark

No filme, Thanos revela que conhece Tony Stark e, ao longo do filme, o herói diz que essa ameaça estava em sua cabeça há pelo menos seis anos – que foi quando se sacrificou para acabar com os Chitauri em Nova York.