Vídeo de IA com luta entre Tom Cruise e Brad Pitt é denunciado por associação
Empresa responsável pelo Seedance 2.0 pode ser processada pela Motion Picture Association
O vídeo feito por inteligência artificial que mostra Brad Pitt e Tom Cruise em uma cena de luta foi denunciado pela Motion Picture Association.
A associação denunciou na última quinta-feira (12) o mais recente gerador de vídeos com inteligência artificial, o Seedance 2.0, afirmando que ele desencadeou uma onda de violações de direitos autorais no dia seguinte ao seu lançamento.
“Em um único dia, o serviço chinês de IA Seedance 2.0 fez uso não autorizado de obras protegidas por direitos autorais nos EUA em larga escala”, disse um porta-voz da MPA em um comunicado. “Ao lançar um serviço que opera sem salvaguardas significativas contra a violação de direitos autorais, a ByteDance está desrespeitando leis de direitos autorais bem estabelecidas que protegem os direitos dos criadores e sustentam milhões de empregos americanos. A ByteDance deve cessar imediatamente sua atividade ilegal.”
Como notou a Variety, a associação comercial fez um comentário semelhante após o lançamento do Sora 2 pela OpenAI no outono passado, que também gerou uma onda de violações de direitos autorais relacionadas à inteligência artificial. "A OpenAI precisa tomar medidas imediatas e decisivas para resolver esse problema. A legislação de direitos autorais, já consolidada, protege os direitos dos criadores e se aplica a este caso", disse a MPA na época.