Filmes

Lista

Venom | 10 easter eggs de do longa

Cuidado com spoiler!

Fábio de Souza Gomes
04.10.2018
23h07
Atualizada em
04.10.2018
23h51
Atualizada em 04.10.2018 às 23h51

Cuidado com spoilers! 

Jameson

Um dos primeiros Easter Eggs do filme acontece logo nas primeiras cenas. Quando a nave da Fundação Vida cai na Terra, o único astronauta “sobrevivente” chama-se Jameson. Nos quadrinhos, o filho de J.Jonah Jameson, que é o editor do Clarim Diário e foi brilhantemente interpretado por J.K. Simmons, é um astronauta – e já chegou até a aparecer no cinema, no segundo filme do Teioso dirigido por Sam Raimi (como pode ser visto na imagem). Nada indica que eles sejam a mesma pessoa, mas foi uma pequena homenagem da produção. 

Venom chegou aos cinemas e conta com diversos easter eggs, que homenagearam os criadores do personagem, quadrinhos clássicos e muito mais. 

Polêmica do jornal

Durante uma conversa com sua Anne Weying, a noiva do anti-herói interpretada por Michelle Williams, Eddie Brock fala sobre uma matéria polêmica que o teria feito abandonar Nova York. Nos quadrinhos, Brock é um bem sucedido jornalista que, um dia, escreve uma história onde dizia que a identidade secreta do serial killer chmado Devorador de Pecados era Emil Gregg. A matéria foi um sucesso e deu ainda mais notoriedade para ele. Porém, tudo muda quando o Homem-Aranha captura o vilão e descobrem que ele não é Greg e, sim, o detetive de polícia Stan Carter. Isso fez com que Brock caísse em desgraça e fosse demitido. O filme deixa implícito que Brock cometeu um erro semelhante, mas não indica nada do Aranha.

Confira os 10 principais easter eggs do longa: 

She-Venom

Anne Weying chega a se transformar na She-Venom nos quadrinhos e ela faz uma pequena participação no longa. Na HQ, um vilão atira nela e a deixa à beira da morte. Desesperado, Brock pede para que o simbionte se una ao corpo ferido de Anne para salvar a vida de seu antigo amor. Contudo, a situação sai do controle quando o simbionte começa a tomar conta de Anne e ela ataca quem lhe feriu brutalmente. Ela fica perdida com o simbionte e, eventualmente, tira sua vida pois não aguenta mais viver com o alien. No filme é uma participação muito pequena e ela é utilizada apenas para fazer com que o simbionte reencontre Brock.

Chocolate

A clássica história the Hunger é a primeira a mostrar o Venom como um canibal – algo que é muito mostrado ao longo do filme. Ele come cabeças, come pessoas e quase todo ser humano que vê pela frente. Na HQ, Brock descobre que o chocolate conta com o mesmo químico e salva o simbionte e, com isso, convence o simbionte a parar de comer pessoas. Há uma pequena citação a isso na última cena do filme, onde o simbionte pede para comer chocolate.

Direto dos quadrinhos

Uma das cenas mais famosas do longa mostra o anti-herói falando que vai comer os olhos, o pulmão e o pâncreas de um vilão que estava lhe perseguindo. Essa fala foi tirada diretamente das páginas de Amazing Spider-Man 374, porém na HQ Venom está falando diretamente com o Homem-Aranha.

Stan Lee

A lenda da Casa de Ideias não poderia ficar de fora da produção. No final do filme, logo após Eddie Brock se despedir de Anne, ele aparece passeando com um cachorro - o que faz o o simbionte perguntar "Quem é esse cara?" 

Prédio Schuller

O prédio onde Eddie Brock mora chama Shueller. Segundo o diretor Ruben Fleischer, essa seria uma pequena homenagem a Randy Shueller, o homem que sugeriu que o Homem-Aranha passasse a utilizar um uniforme preto. Nos anos 80, a Marvel fez uma competição para encontrar jovens escritores e desenhistas e Shueller mandou uma história onde o Teioso colocava um novo uniforme. A Casa de Ideias achou a história fraca, mas gostou da sugestão de uma nova roupa para o Teioso e comprou a ideia por US$ 250,00.

Carnage

Um dos principais rivais do Venom nas HQs, o psicopata Cletus Kasady faz uma breve aparição na cena pós-crédito. O personagem, interpretado por Woody Harrelson, aparece em uma prisão de segurança máxima e a única pessoa com quem ele aceita conversar é Eddie Brock. A expectativa é que, se o filme ganhar uma continuação, que o personagem ganhe ainda mais espaço e se torne um dos principais vilões da franquia.

Michelinie e McFarlane

Outra pequena homenagem revelada pelo diretor do longa. O escritório de advocacia que  Anne Weying trabalha chama Michelinie & McFarlane. Esses são os sobrenomes dos criadores do personagem, David Michelinie e Todd McFarlane. Por um tempo, houve muita polêmica sobre quem seria o verdadeiro criador do Venom, pois muitos autores dizem ter colaborado com ideias, mas como eles foram os autores da HQ que marcou a primeira aparição do personagem, eles são considerados os criadores.

Barney Bushkin

Outro easter egg revelado pelo cineasta envolve o Daily Globe, o jornal onde Eddie Brock trabalhava em Nova York nos quadrinhos. Em uma das cenas do longa, ele aparece mandando uma mensagem para um editor do jornal chamado Barney Bushkin - que nas HQs é um rival de J. Jonah Jameson e o dono da publicação rival.