Universal mantém trailer de Vôo 93
Universal mantém trailer de Vôo 93
A Universal Pictures decidiu manter as
exibições do trailer de Vôo 93
(United 93), apesar das reclamações do público
que levaram um cinema em Nova York a deixar de exibir o anúncio.
United 93 retrata os eventos que levaram o quarto avião seqüestrado nos ataques de 11 de setembro a ser destruído pelos próprios passageiros. O trailer está sendo exibido em três mil salas nos Estados Unidos. A retirada aconteceu no cinema AMC Loews da Lincoln Square, em Nova York. O gerente do cinema, Kevin Adjodha, declarou que talvez o público não esteja pronto para o filme.
O presidente de marketing da Universal, Adam Fogelson, informou que o estúdio não vai alterar o trailer ou produzir uma nova versão. Segundo o executivo, o diretor Paul Greengrass (A Supremacia Bourne) trabalhou com as famílias das vítimas do vôo 93 para assegurar que tanto o filme quanto a campanha de marketing considerasse os sentimentos dos envolvidos diretamente com os fatos, e garantiu que a produção recebeu diversos e-mails dessas pessoas elogiando a sensibilidade e honestidade da produção.
Esta não é a primeira vez que proprietários de cinemas deixam de exibir trailers devido a reclamações do público. Ano passado, o trailer e os pôsteres de O Virgem de 40 Anos foram retirados de algumas salas em certas cidades estadunidenses.
O trailer de United 93 mostra cenas das torres gêmeas queimando enquanto um passageiro a bordo do avião revela ter uma bomba amarrada ao corpo e um grupo de passageiros decidindo agir contra os terroristas. O filme segue os eventos em tempo real durante 90 minutos desde o seqüestro até a queda do avião em Shanksville, Pensilvânia. O estúdio considera que o realismo das cenas é necessário para que as pessoas que decidam ver o filme estejam preparadas para a experiência. Ao contrário do avião que atingiu o Pentágono, o impacto emocional do ataque à Nova York extrapolou a fronteira dos Estados Unidos graças à presença da cidade em tantos filmes e à sua mística como "capital do mundo". As reações ao filme, portanto, estão apenas no começo e, certamente, incluirão protestos da comunidade árabe cuja rejeição da imagem de terrorista sofreu sério abalo desde o 11 de setembro.
United 93 estréia no Tribeca Filme Festival no próximo dia 25 e no circuito comercial três dias depois. Parte da bilheteria será doada ao Flight 93 National Memorial.