Um novo capítulo das guerras tarifárias do presidente Donald Trump promete atingir diretamente o circuito comercial americano de cinemas. Segundo Trump, filmes produzidos fora dos Estados Unidos sofrerão com impostos de até 100%.
"A indústria do cinema americana está MORRENDO uma morte muito rápida", disse Trump nas redes sociais. "Outros países estão oferecendo todo tipo de iniciativa para levar nossos cineastas e estúdios para longe dos Estados Unidos. Hollywood e muitas outras áreas dentro dos EUA estão sendo devastadas. Este é um esforço de outros países e, portanto, uma ameaça à segurança nacional. Isto é, em adição a todo o resto, propaganda!", continuou o presidente.
"E por isso, eu estou autorizando o departamento de comércio e os representantes comerciais dos Estados Unidos a imediatamente começar o processo de instituir uma tarifa de 100% para todos os filmes que venham para o nosso país e que sejam produzidos em outros territórios. NÓS QUEREMOS FILMES FEITOS NA AMÉRICA NOVAMENTE!", concluiu.
Quais produções serão impactadas?
Grandes estúdios de Hollywood filmam seus maiores projetos fora dos EUA há anos, para aproveitar não só cenários variados como também incentivos fiscais oferecidos em diversos pontos do mundo. Missão: Impossível - O Acerto Final, por exemplo, usa seus créditos fiscais no Reino Unido e em outros territórios para compensar o orçamento. Um Filme Minecraft, maior sucesso do ano até agora, foi filmado principalmente na Nova Zelândia com parte da produção no Canadá. Outros filmes nesta situação incluem a franquia Avatar, de James Cameron e o vindouro Vingadores: Doomsday.
Não ficou claro, entretanto, se a nova medida abrange também estas produções, ou apenas filmes originários em outros territórios. Fica, portanto, a dúvida se a medida, quando oficializada, poderá trapalhar não só produções originais de outros países, mas também filmes americanos de grande orçamento, de estúdios como Paramount, Warner e Disney.
E o streaming?
O presidente não menciona séries e produções para o streaming, deixando a dúvida se tais produções também seriam impactadas. Vale notar que a Netflix produz boa parte de seu catálogo fora dos Estados Unidos, incluindo séries originais como Black Mirror e Bridgerton. É improvável que tais medidas ajudem a recuperar Hollywood, apontando, na verdade, um caminho no qual toda a indústria americana seria prejudicada. Vale lembrar que gravações fora dos EUA são comuns na indústria desde sempre. A trilogia original de Star Wars, por exemplo, foi inteiramente filmada fora dos EUA. O processo apenas foi intensificado em virtude dos incentivos fiscais oferecidos em outros territórios.
Até o momento, há mais dúvidas do que respostas. Mais esclarecimentos devem ser dados quando a medida for de fato estabelecida com detalhes revelados pelo departamento de comércio dos EUA. Fique ligado no Omelete para mais novidades.
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários