Lançado digitalmente, Trolls 2 tem lucro maior que 1º filme nos EUA

Créditos da imagem: Universal Pictures/Divulgação

Filmes

Notícia

Lançado digitalmente, Trolls 2 tem lucro maior que 1º filme nos EUA

Sequência foi liberada em plataformas on demand apenas três semanas atrás

28.04.2020, às 19H50.

Um dos vários filmes que teve o lançamento adiado por causa da pandemia do novo coronavírus, Trolls 2 foi lançado diretamente em plataformas on demand e, aparentemente, a aposta da Universal no formato deu certo. Disponível há apenas três semanas, a sequência já arrecadou cerca de US$ 100 milhões em aluguéis digitais, trazendo um total de US$ 77 milhões para o estúdio, número maior do que foi atingido pela animação original (via TheWrap).

A diferença grande tem uma causa clara: a divisão do dinheiro entre o estúdio e os cinemas. Enquanto os donos das salas que exibem o filme ficam com 50% da bilheteria, a venda digital permitiu que a Universal ficasse com 80% dos ganhos. A bilheteria norte-americana do primeiro Trolls ficou em torno dos US$ 153 milhões e, após a divisão com os estabelecimentos, rendeu US$ 76,5 milhões.

Em entrevista ao Wall Street Journal, o presidente da Universal, Jeff Shell, afirmou que o resultado de Trolls 2superou nossas expectativas e mostrou que o lançamento on demand é viável. Quando os estabelecimentos reabrirem, pretendemos lançar filmes nos cinemas e on demand”.

O sucesso de Trolls 2 nas plataformas digitais, no entanto, não agradou todo mundo. A National Association of Theater Owners (NATO, “associação nacional de donos de cinema”, em inglês) disse em comunicado que o valor não pode ser usado pela Universal como uma “desculpa para pular o lançamento” tradicional de seus maiores filmes e que esse lucro impressionante não é o “novo normal de Hollywood”. “Essa performance é consequência do isolamento de milhões de pessoas que estão em suas casas em busca de entretenimento, não uma mudança na preferência do espectador” (via Deadline).

A NATO ainda afirma que não se surpreendeu com os números acima da média divulgados pela Universal já que as famílias em quarentena têm opções limitadas para entreter crianças, público-alvo de Trolls 2. “A Universal não tem razão para usar circunstâncias incomuns em uma situação sem precedentes como trampolim para pular o lançamento nos cinemas”.

Cinemas trazem uma experiência imersiva e compartilhada que não pode ser reproduzida – uma experiência que muitos consumidores de plataformas digitais viveriam se não estivessem presos em suas casas, desesperados para assistir algo em família”, concluiu a NATO.

Ainda assim, a Universal já planeja seu próximo lançamento diretamente nas plataformas digitais. Embora os cinemas norte-americanos planejem reabrir as portas em junho, o estúdio anunciou que a comédia The King of Staten Island estreará no dia 12 do mesmo mês em ferramentas on demand.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.