A trilha sonora de Amantes Eternos
Conheça a trilha do filme de vampiros de Jim Jarmusch
Mais do que um acompanhamento, as trilhas são personagens na filmografia de Jim Jarmusch. Não à toa, Iggy Pop, Tom Waits, Neil Young, Jack White, RZA e Joe Strummer foram músicos e atores nos longas do diretor.
Em Amantes Eternos (Only Lovers Left Alive), Jarmusch escolhe a dedo e mistura faixas de soul, rock e do oriente médio com um instrumental criado por ele, no seu projeto SQÜRL, e o compositor minimalista Jozef van Wissem. A trilha sonora, premiada no Festival de Cannes, une os vampiros intelectualizados do filme, equilibrando melancolia e romance pelas ruas vazias de Detroit.
Para conhecer melhor as músicas, mostramos um pouco da história das principais faixas da trilha:
1 - “Funnel of Love” - SQÜRL + Madeline Follin
Jarmush começou o SQÜRL em 2009, quando se uniu a Carter Logan e Shane Stoneback para criar a trilha original de Os Limites do Controle (2009). O trio continuou a explorar, gravando músicas originais e regravações de sons obscuros da música americana. Ao lado de Madeline Follin, vocalista da banda Cults, o grupo regravou “Funnel of Love”, canção lançada por Wanda Jackson em 1961. A música abre Amantes Eternos, ligando Adam (Tom Hiddleston) e Eve (Tilda Swinton) pela música:
Ouça também, abaixo, a versão original de Wanda Jackson, a rainha do rockabilly:
2 - “Harissa” - Kasbah Rockers
A faixa que marca a passagem da personagem de Tilda Swinton pelas ruas de Tânger, no Marrocos, é quase o cúmulo da "world music". Criado pelo músico e produtor Pat Jabbar, um alemão com ascendentes russos, franceses e suíços, o grupo marroquino é produzido pelo norte-americano Bill Laswell. A música mistura influências árabes com música eletrônica e rock. "Oudistic", outra faixa do projeto de Jabbar, aparece em Os Homens que Encaravam Cabras (2009).
3 - “Gamil” - Y.A.S.
O duo francês de origem árabe formado por Mirwais Ahmadzaï e Yasmine Hamdan é outro exemplo da mistura de oriente e ocidente da trilha do longa. A faixa integra Arabology, primeiro álbum de estúdio do grupo, lançado em 2009. A ideia do projeto é fugir dos estereótipos ligados à cultura árabe.
4 - “Can't Hardly Stand It” - Charlie Feathers
Além de integrar a coleção de discos de Adam, o rockabilly country de Charlie Feathers já apareceu nas trilhas de Kill Bill Vol. 2 e GTA V:
5 - “Trapped By A Thing Called Love” - Denise LaSalle
A faixa lançada por uma das rainhas do blues em 1971 embala a dança dos amantes Adam e Eve. A canção, lançada pela Westbound Records de Detroit, conquistou o topo da parada de R&B, e marcou o início da carreira nacional da cantora.
6 - “Soul Dracula” - Hot Blood
A música (e o vídeo) marcam retorno da intrusiva Ava (Mia Wasikowska) ao mundo de Adam e Eve. Lançada em 1977, no auge da disco music, a faixa chegou ao topo das paradas holandesas e fez sucesso nas danceterias setentistas da França e da Alemanha mostrando o que aconteceria se Bela Lugosi protagonizasse Os Embalos de Sábado à Noite:
7 - “Under Skin Or By Name” - White Hills
A banda psicodélica formada por Dave W. e Ego Sensation toca "ao vivo" no filme na cena em que Adam, Eve e Ava visitam um clube de Detroit:
8 - “Red Eyes And Tears” - Black Rebel Motorcycle Club
A banda de San Francisco é habitué das trilhas sonoras, tendo emprestado sua aura lúgubre (influenciada por Velvet Underground e Jesus and Mary Chain) para produções variadas como Sons of Anarchy, Bates Motel, True Detective e A Saga Crepúsculo - Lua Nova:
9 - “Little Village” - Bill Laswell
O produtor dos Kasbah Rockers, que também já trabalhou com tipos distintos como Motörhead, Herbie Hancock e Iggy Pop, aparece na trilha em uma típica jam de blues:
10 - “Hal” - Yasmine Hamdan
A cantora franco-libanesa Yasmine Hamdan, do duo Y.A.S., também empresta seus dotes como atriz em uma das cenas do filme:
Ouça também as faixas instrumentais criadas por SQÜRL e Jozef van Wissem aqui. Amantes Eternos estreia nesta quinta no Brasil - leia a crítica.