Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Artigo

A trilha sonora de Amantes Eternos

Conheça a trilha do filme de vampiros de Jim Jarmusch

NB
12.08.2014, às 19H08.
Atualizada em 08.08.2017, ÀS 17H43

Mais do que um acompanhamento, as trilhas são personagens na filmografia de Jim Jarmusch. Não à toa, Iggy Pop, Tom Waits, Neil Young, Jack White, RZA e Joe Strummer foram músicos e atores nos longas do diretor.

Em Amantes Eternos (Only Lovers Left Alive), Jarmusch escolhe a dedo e mistura faixas de soul, rock e do oriente médio com um instrumental criado por ele, no seu projeto SQÜRL, e o compositor minimalista Jozef van Wissem. A trilha sonora, premiada no Festival de Cannes, une os vampiros intelectualizados do filme, equilibrando melancolia e romance pelas ruas vazias de Detroit.

Omelete Recomenda

Para conhecer melhor as músicas, mostramos um pouco da história das principais faixas da trilha:

1 -  “Funnel of Love” - SQÜRL + Madeline Follin

Jarmush começou o SQÜRL em 2009, quando se uniu a Carter Logan e Shane Stoneback para criar a trilha original de Os Limites do Controle (2009). O trio continuou a explorar, gravando músicas originais e regravações de sons obscuros da música americana. Ao lado de Madeline Follin, vocalista da banda Cults, o grupo regravou “Funnel of Love”, canção lançada por Wanda Jackson em 1961. A música abre Amantes Eternos, ligando Adam (Tom Hiddleston) e Eve (Tilda Swinton) pela música:

Ouça também, abaixo, a versão original de Wanda Jackson, a rainha do rockabilly:

2 -  “Harissa” - Kasbah Rockers

A faixa que marca a passagem da personagem de Tilda Swinton pelas ruas de Tânger, no Marrocos, é quase o cúmulo da "world music". Criado pelo músico e produtor Pat Jabbar, um alemão com ascendentes russos, franceses e suíços, o grupo marroquino é produzido pelo norte-americano Bill Laswell. A música mistura influências árabes com música eletrônica e rock. "Oudistic", outra faixa do projeto de Jabbar, aparece em Os Homens que Encaravam Cabras (2009).

3 -  “Gamil” - Y.A.S.

O duo francês de origem árabe formado por Mirwais Ahmadzaï e Yasmine Hamdan é outro exemplo da mistura de oriente e ocidente da trilha do longa. A faixa integra Arabology, primeiro álbum de estúdio do grupo, lançado em 2009. A ideia do projeto é fugir dos estereótipos ligados à cultura árabe.

4 -  “Can't Hardly Stand It” - Charlie Feathers

Além de integrar a coleção de discos de Adam, o rockabilly country de Charlie Feathers já apareceu nas trilhas de Kill Bill Vol. 2 e GTA V:

5 -  “Trapped By A Thing Called Love” - Denise LaSalle

A faixa lançada por uma das rainhas do blues em 1971 embala a dança dos amantes Adam e Eve. A canção, lançada pela Westbound Records de Detroit, conquistou o topo da parada de R&B, e marcou o início da carreira nacional da cantora.

6 -  “Soul Dracula” - Hot Blood

A música (e o vídeo) marcam retorno da intrusiva Ava (Mia Wasikowska) ao mundo de Adam e Eve. Lançada em 1977, no auge da disco music, a faixa chegou ao topo das paradas holandesas e fez sucesso nas danceterias setentistas da França e da Alemanha mostrando o que aconteceria se Bela Lugosi protagonizasse Os Embalos de Sábado à Noite:

7 -  “Under Skin Or By Name” - White Hills

A banda psicodélica formada por Dave W. e Ego Sensation toca "ao vivo" no filme na cena em que Adam, Eve e Ava visitam um clube de Detroit:

8 -  “Red Eyes And Tears” -  Black Rebel Motorcycle Club

A banda de San Francisco é habitué das trilhas sonoras, tendo emprestado sua aura lúgubre (influenciada por Velvet Underground e Jesus and Mary Chain) para produções variadas como Sons of Anarchy, Bates Motel, True Detective e A Saga Crepúsculo - Lua Nova:

9 -  “Little Village” -  Bill Laswell

O produtor dos Kasbah Rockers, que também já trabalhou com tipos distintos como Motörhead, Herbie Hancock e Iggy Pop, aparece na trilha em uma típica jam de blues:

10 -  “Hal” -  Yasmine Hamdan

A cantora franco-libanesa Yasmine Hamdan, do duo Y.A.S., também empresta seus dotes como atriz em uma das cenas do filme:

Ouça também as faixas instrumentais criadas por SQÜRL e Jozef van Wissem aqui. Amantes Eternos estreia nesta quinta no Brasil - leia a crítica.

Conheça também a trilha sonora de Guardiões da Galáxia

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.