Trailer do terror <I>O Iluminado</I>, versão comédia romântica, faz sucesso na rede
Trailer do terror <I>O Iluminado</I>, versão comédia romântica, faz sucesso na rede
Circula
com sucesso na internet, com mais de 200 mil downloads/dia, o trailer
de um filme que não existe. Quer dizer, existe, mas não do jeito que o trailer
conta - pelo contrário.
Shining é a montagem que Rob Ryang - graduado na Universidade de Columbia e, hoje, assistente de direção - fez com cenas de O iluminado (The shining, 1980), clássico de Stanley Kubrick (1928-1999). Com alguma inversão de planos e muitos clichês de trilha sonora, Ryang transformou um dos maiores terrores de todos os tempos em uma prévia de noventa segundos de uma comédia romântica.
É sensacional, ainda que escorado demais na narração e menos na colagem de cenas. Confira (quicktime).
Entrevistado pela revista Creative Screenwriting, Ryang explicou como nasceu a idéia. Havia uma competição aberta a montadores assistentes em Nova York pela Association of Independent Creative Editors (AICE). Eles davam seis clássicos e você teria que editar um trailer de um deles, mas em gêneros diferentes. Os filmes eram O Iluminado, Super size me, Rio vermelho, Titanic, Operação cupido e West Side Story. Eu escolhi O iluminado.
Eu vi o filme primeiro. Queria virar O Iluminado de cabeça para baixo. Assisti e todas as pistas que eu procurava - sorrisos, risadas - não apareciam. O garotinho Danny não sorri em momento algum. E quando Jack Nicholson sorri... só dá pra usar o começo do sorriso dele, percebi, porque depois aqueles olhos castanhos começam a ficar vidrados, daí estraga o momento, diz.