Toy Story 4 não tem curta da Pixar; relembre os mais marcantes

Créditos da imagem: Toy Story 4/Pixar/Reprodução

Filmes

Lista

Toy Story 4 não tem curta da Pixar; relembre os mais marcantes

Estúdio quebra tradição após 23 anos

Mariana Canhisares
19.06.2019
17h59
Atualizada em
19.06.2019
19h43
Atualizada em 19.06.2019 às 19h43

Toy Story 4 pegará muitos fãs da Pixar de surpresa. Não pela nova aventura de Woody e companhia, mas pela ausência de um curta inédito do estúdio antes do início do longa - uma tradição que estava em vigor há mais de 20 anos que já apresentou produções marcantes como O Jogo de Geri, Coisas de Pássaros e Bao.

O Omelete procurou a Walt Disney Brasil para entender o motivo desta mudança. Segundo a assessoria, a Pixar não tem nenhuma resposta oficial sobre essa decisão. É interessante notar que, ainda assim, o estúdio tem dado cada vez mais espaço para a produção de curtas com o projeto SparkShorts, que dá oportunidade aos seus novos talentos. Entre as produções mais recentes estão Purl (veja aqui) e Kitbull (veja aqui).

Vale notar também que todos os curtas já lançados pelo estúdio estarão ainda no serviço de streaming Disney+, que deve chegar à América Latina no segundo semestre de 2020.

Até lá, relembre os curtas mais marcantes da Pixar:

Knick Knack

Lançada no final dos anos 1980, antes mesmo de Toy Story, a história do boneco de neve que não consegue se livrar do seu globo ainda é um dos curtas mais memoráveis do estúdio. O projeto, escrito e dirigido por John Lasseter, não apenas diverte por dar vida a souvenirs típicos de turista, como surpreende com um plot twist ótimo. 

O Jogo de Geri

A épica partida de xadrez de Geri encanta pela dedicação do seu protagonista, que não apenas muda de cadeira para jogar contra si mesmo, como dá personalidades diferentes às suas personas. Exibida nos cinemas junto com Vida de Inseto, em 1998, a produção rendeu um Oscar a Pixar, que inseriu o carismático personagem em Toy Story 2.

Coisas de Pássaros

Lançado com Monstros S.A., o curta desenvolve em pouco mais de três minutos uma só piada que, em última instância, brinca com a ideia de quem ri por último ri melhor. De fato, não tem como esquecer da chuva de pássaros depenados ao final.

A Banda de Um Homem Só

A acirrada disputa entre artistas de rua pela moeda de ouro de uma menininha é uma ótima esquete. A tensão entre músicos, por si só, já é engraçada. Porém, é a virada da história que conquista. 

Presto

Pobre coelho, tudo que ele queria era uma cenoura. Ainda bem que, no curta dirigido por Doug Sweetland, ele não apenas conquista seu objetivo, como consegue se vingar no egocêntrico mágico. Divertido e mirabolante, Presto mostra a origem de uma nada pacata e muito bem-sucedida parceria.

Dia & Noite

O curta brinca com a ideia de que os opostos podem conviver em harmonia e, quem sabe, até beneficiar um ao outro. Doce e divertido, Dia & Noite é um dos trabalhos mais originais da Pixar.

Bao

Exibido junto com Os Incríveis 2, Bao é uma fábula sobre uma mulher que sofre depressão do ninho vazio. Para sua surpresa, ela ganha uma segunda chance na maternidade quando um dos seus bolinhos ganha vida. Escrito e dirigido por Domee Shi, este é um dos curtas mais comoventes da Pixar nos últimos anos.