Assine HBO Max com a Chippu

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Notícia

BAFTA | Com Tourette, John Davidson grita insulto racial a astros de Pecadores

A situação ocorreu durante a cerimônia do BAFTA neste domingo (22)

Omelete
3 min de leitura
JH
22.02.2026, às 18H34.

Segundo a Variety, durante a cerimônia de premiação do BAFTA 2026, uma situação chamou a atenção de quem estava presente. Enquanto os atores Michael B. Jordan e Delroy Lindo, do elenco de Pecadores, estavam no palco, o ativista da Síndrome de Tourette John Davidson, teve um acesso de tiques e gritou, repetidamente, um insulto racial conhecido como "a palavra com N". 

O apresentador da cerimônia, Alan Cumming, agradeceu a compreensão dos presentes, dizendo: "Vocês podem ter notado palavras fortes vindas ali do fundo, isso pode ser parte de como a Síndrome de Tourette se manifesta em algumas pessoas, como é explorado no filme."

Omelete Recomenda

O filme em questão é o drama biográfico I Swear, que levou os prêmios de Melhor Direção de Elenco e Melhor Ator (Robert Aramayo) no BAFTA, que narra a história de vida do próprio John Davidson, que foi diagnosticado com Tourette aos 25 anos.

Um dos sintomas que podem se manifestar em pessoas que sofrem da Síndrome de Tourette é a coprolalia, uma condição que provoca tiques vocais complexos, que se caracterizam pela emissão involuntária de palavras obscenas e comentários socialmente inadequados, como o que ocorreu durante a cerimônia com Davidson.

Apesar da situação constrangedora, o evento seguiu como esperado. Confira os vencedores do BAFTA 2026 aqui.

Tudo sobre o Oscar 2026

Mais uma vez agendado para acontecer no lendário Dolby Theatre em Los Angeles, o Oscar 2026 será realizado no dia 15 de março a partir das 22h (Brasília) e será a 98ª edição da principal premiação do mundo do cinema. No Brasil, o evento será transmitido pela TNT, HBO Max e Rede Globo.

O filme brasileiro O Agente Secreto conquistou quatro indicações, empatando o recorde de um longa nacional estabelecido por Cidade de Deus. Estrelado por Wagner Moura e dirigido por Kleber Mendonça Filho, a história recifense disputa Melhor Ator, Melhor Filme, Melhor Direção de Elenco (categoria inédita no Oscar) e Melhor Filme Internacional, prêmio que ano passado foi para o também brasileiro Ainda Estou Aqui.

Não para por aí: o Brasil também está representado pelo diretor de fotografia Adolpho Veloso, indicado em Melhor Fotografia por Sonhos de Trem.

Este ano, Pecadores é o filme mais indicado, disputando em 16 categorias, um novo recorde histórico. Logo atrás dele está o favorito a vencer Melhor Filme, Uma Batalha Após a Outra, com 13 indicações.

 

Webstories

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.