O ator Wagner Moura tem carreira longa e sólida no Brasil e já ganhou algum destaque internacional. Recentemente ele venceu o prêmio de Melhor Ator na 78ª edição do Festival de Cannes 2025, pela atuação em O Agente Secreto, do diretor Kléber Mendonça Filho.
Confira uma lista com todos os filmes de Wagner Moura em sua longa história profissional, em ordem de lançamento:
Pop Killer
A imagem parece ter saído da quinta camada da deep web, mas Pop Killer é o primeiro filme de Wagner Moura, do ano de 1998 e também um curta-metragem disponível apenas no YouTube e em baixa qualidade. Ele interpreta um agente que está em busca de um novo famoso.
Rádio Gogó
Mais um curta-metragem obscuro, e segundo filme no currículo de Wagner Moura, Rádio Gogó é de 1999 e conta a história de um narrador de partidas de futebol de bairro.
Sabor da Paixão
Sabor da Paixão, de 2000, foi o primeiro "filme oficial" de Wagner Moura e também seu primeiro com produção internacional, tendo em vista que envolveu Brasil, EUA e Espanha. Uma comédia romântica estrelada por Penélope Cruz. Curiosidade: Moura já declarou que chegou a achar que este seria seu último filme e que não daria certo na carreira.
Abril Despedaçado
De 2001, Abril Despedaçado é um drama de Walter Salles, ambientado no Sertão de 1910 e contando a história de um jovem que quer vingar a morte de seu irmão mais velho.
As Três Marias
As Três Marias é um filme de 2002 que narra a busca pela vingança de uma mãe, pela morte de seu marido e dois filhos.
O Caminho das Nuvens
O Caminho das Nuvens é um filme dramático de 2003 baseado em um fato, a história de Cícero Ferreira Dias, caminhoneiro desempregado que pedalou da Paraíba até o Rio de Janeiro. Moura vive a versão fictícia de Dias, chamado Romão.
O Homem do Ano
Filme de 2003 que conta a história de dois amigos que fazem uma aposta e tornam um deles em um assassino respeitado por bandidos e polícia. Wagner Moura tem menor participação neste.
Carandiru
Uma das produções brasileiras mais famosas de todos os tempos, Carandiru é do diretor Héctor Babenco e conta a história real do fatídico presídio de São Paulo, que terminou em tragédia.
Deus É Brasileiro
Filme de 2003, que vai ganhar sequência em breve, Deus É Brasileiro é uma história bem-humorada sobre a divindade no Brasil. Moura vive um pescador que enxerga Deus e interage com ele a todo o momento.
Nina
Nina é um filme de 2004 do diretor Heitor Dhalia, inspirado pela obra Crime e Castigo, de Fiodór Dostoiévski. Wagner Moura vive um cego que interage com a protagonista, Guta Stresser.
Cidade Baixa
O filme de 2005 é um triângulo amoroso entre uma prostituta e dois homens que fazem transporte marítimo. Eles seguem para a Cidade Baixa de Salvador.
Desejo
Em 2005 Wagner Moura voltou a fazer um curta. Em Desejo acompanhamos Atanásio, 30 anos, porteiro de Copacabana que acredita ter a revelação que mudará sua vida. Confuso, ele tenta decifrar seu desejo.
A Máquina
A Máquina é um filme baseado em livro de Adriana Falcão e em peça teatral do próprio diretor João Falcão. Wagner Moura faz participação como um apresentador de TV.
Tropa de Elite
Em papel histórico, Wagner Moura vive o Capitão Nascimento, que narra a jornada diária do BOPE, Batalhão de Operações Especiais da Polícia do Rio de Janeiro, lidando com o crime e tráfico de drogas. O filme foi polêmico desde sua concepção, com vazamento da versão completa muito antes de chegar aos cinemas, em 2007, e com grande foco na violência policial. Direção de José Padilha.
Saneamento Básico, o Filme
Saneamento Básico, o Filme é uma comédia de 2007, de Jorge Furtado. A história conta a saga de um grupo de moradores que reivindica condições melhores de moradia.
Ó Paí, Ó
Outra grande produção onde Moura co-estrela com Lázaro Ramos. A trama se passa em um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador, durante os últimos dias do Carnaval. Lançado em 2007 e com direção de Monique Gardenberg.
Blackout
Em mais um curta-metragem, dessa vez de Daniel Rezende, Wagner Moura vive o suplente de um assessor parlamentar que se esconde em um cubículo para fumar maconha.
Romance
Filme de 2008 com direção de Caetano Veloso (sim, o cantor). Durante a montagem da peça Tristão e Isolda, os atores Pedro e Ana se apaixonam.
Mataram Irmã Dorothy
Wagner Moura foi o narrador deste documentário de 2008 focado no assassinato de uma freira brasileira que nasceu nos EUA.
Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora É Outro
Em 2010 o ator voltou ao papel de Nascimento em Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora É Outro. O filme dá sequência aos fatos do primeiro, anos depois, com Nascimento comandando toda a polícia. Agora há também influências políticas e críticas contra a corrupção em Brasília.
VIPs
Em VIPs, de 2011, Wagner Moura vive a história real de Marcelo Nascimento da Rocha, que se passou por impostor como filho de pessoas importantes e enganou diversos famosos.
O Homem do Futuro
Em 2011 Wagner Moura estrelou o sci-fi nacional O Homem do Futuro, contando a história de um homem que, acidentalmente, inventa uma máquina do tempo e usa isso em seu favor. Moura interpreta o mesmo papel em versões temporais diferentes - e com muito Legião Urbana na trilha sonora.
A Busca
A Busca é um filme brasileiro de 2013 do gênero drama, dirigido por Luciano Moura. Ele está no papel de pai de um menino que desaparece após visitar um avô.
Serra Pelada
Serra Pelada repete a parceria de Wagner Moura com Heitor Dhalia. O filme de 2013 mostra dois amigos que deixam São Paulo em busca de riquezas com o garimpo do ouro.
Elysium
Mais um filme internacional na carreira do ator, Elysium, de 2013, é um sci-fi estrelado por Matt Damon. Moura também contracena com a brasileira Alice Braga.
Praia do Futuro
Wagner Moura interpreta Donato, um salva-vidas da Praia do Futuro que se apaixona por um amigo. O filme é de 2014.
Trash - A Esperança Vem do Lixo
Trash - A Esperança Vem do Lixo é uma co-produção entre Brasil e Reino Unido, estrelado por Rooney Mara. O filme mostra três meninos que vivem na pobreza e miséria em um lixão no Rio de Janeiro.
Vidas Cinzas
Vidas Cinzas é um curta-metragem de 2017 que funciona como falso documentário, onde figuras reais interpretam papéis de relatos fictícios. O elenco é curioso e conta ainda com a então vereadora Marielle Franco, Marcelo Freixo e também Flávio Bolsonaro.
Wasp Network - Rede de Espiões
Wasp Network - Rede de Espiões é um filme de 2019 produzido entre Brasil, França, Espanha e Bélgica. Ele conta a história real de espiões cubanos nos EUA. O filme tem o reencontro de Wagner Moura e Penélope Cruz em uma mesma produção.
Sergio
Sergio é um drama norte-americano que conta a história de um diplomata brasileiro que morreu em Badgá, após um ataque terrorista. Lançado em 2020.
Os 8 Magníficos
Em um dia de domingo, oito atores renomados almoçam juntos e iniciam uma discussão sincera sobre a arte de representar, a profissão e, sobretudo, às dúvidas sobre o amor e a vida. Fernanda Torres entre eles.
Marighella
O filme de 2019 narra a luta real de Marighella, guerrilheiro brasileiro que lutou contra a ditadura no País.
Meu Tio José
Primeira animação na carreira do ator, Meu Tio José se inspira em eventos reais para contar histórias da ditadura no Brasil. Moura faz a voz do protagonista.
Medida Provisória
Medida Provisória é um drama distópico que mostra uma sociedade brasileira que pretende deportar pessoas negras do País. Lançado em 2022 e dirigido pelo amigo de Wagner Moura, Lázaro Ramos.
Agente Oculto
Considerado um dos filmes mais caros da Netflix, com orçamento de US$ 200 milhões, Agente Oculto colocou Wagner Moura para atuar ao lado de Ryan Gosling e Chris Evans, em uma história de ação envolvendo um mercenário da CIA que vira alvo de um mundo de assassinos.
Gato de Botas 2: O Último Pedido
Em outro papel de animação, em Gato de Botas 2: O Último Pedido, temos Wagner Moura vivendo o grande vilão da trama, com direito a voz original em inglês.
Guerra Civil
Com direção de Alex Garland, Guerra Civil é um filme de 2024 que narra a saga de jornalistas que acompanham uma guerra civil dentro dos EUA. Wagner Moura estrela ao lado de Kirsten Dunst.
O Agente Secreto
Por fim, a mais recente produção estrelada pelo ator com o diretor Kléber Mendonça Filho. Ambientado em Recife, em 1977, o longa acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna a Recife após anos fora em busca de paz, apenas para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes. Este chega aos cinemas em 6 de novembro.
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários